Publicidade
Entretenimento
Sexta-feira 13

As origens da fama azarada da Sexta feira 13

A união da sexta-feira com o número 13  acaba gerando desconfiança e uma série de crendices entre os mais supersticiosos 13/07/2012 às 11:27
Show 1
Número 13 caindo numa sexta-feira é motivo de preocupação para os supersticiosos
acritica.com Manaus

Supersticiosos, todo o cuidado é pouco. Hoje é sexta-feira 13!  A data é vista como dia de azar por algumas pessoas e esta superstição é relatada por diversas culturas muito antes de Cristo. Além do Brasil, países como a Espanha e a Grécia também consideram o número 13 como de mau agouro, mas ao contrário daqui, o dia considerado ruim é a terça-feira.

Na numerologia , o número 12 é considerado é visto como de algo completo como por exemplo, os 12 meses do ano, as 12 tribos de Israel, os 12 discípulos de Jesus. Já o 13 é considerado um número irregular e um sinal de infortúnio. No tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

Também existem especulações de fatos trágicos ao longo da história que teriam acontecido justamente em uma sexta-feira 13. Um deles é o que ocorreu no dia 13 de outubro de 1307, quando a Ordem dos Templários, uma famosa ordem militar de cavalaria criada na Idade Média foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Seus membros foram presos simultaneamente ,torturados e mais tarde executados.

Na Austrália, também em uma sexta-feira 13, em 1939, ocorreu o pior incêndio de floresta da história do país com aproximadamente 20 mil quilômetros de terra queimados e 71 pessoas mortas.

Em Portugal, a data é celebrada com festas cheias de personagens como bruxas, bruxos, teatro e banquetes.

Muita gente conserva hábitos e superstições curiosas , algumas inclusive que até são repassadas de geração em geração. Conheça algumas:

Pé direito – Quando entrar em algum lugar, entre sempre com o pé direito para não ter azar;

Despedidas – Nunca se despesa de um amigo numa ponte pois jamais o verá;

Sal grosso – Deixar sal grosso no canto da sala, traz sorte;

Vassoura – Para mandar embora uma visita indesejada, é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta;

Arrepio – Se sentir um arrepio repentino isso significa que alguém acabou de passar por cima da sua futura sepultura.

Buda – O Buda, virado para a parede, trás fortuna

Orelha Quente - Se a sua orelha aquecer de repente, é porque alguém está a falar mal de si. Nesse caso, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: quem está a dizer mal morderá a própria língua.

Chifre – Ter um chifre no estabelecimento comercial atrai clientes e dá boa sorte