Publicidade
Entretenimento
Iluminação personalizada

As tendências para iluminar sua casa com estilo e personalidade

Especialistas em iluminação apontam o LED, a cor preta e o formato fluído como tendência. Mas o clássico cristal nunca sai de moda 28/01/2013 às 13:54
Show 1
A iluminação de um ambiente deve contemplar o cenário com o estilo de vida dos moradores
Cynthia Blink Manaus

Classe, sofisticação e estilo podem ser percebidos na iluminação de um ambiente. Um jogo de luz e sombra é capaz de promover efeitos impressionantes, como ampliar um espaço, deixá-lo mais aconchegante ou moderno, enfim. As possibilidades são inúmeras, basta saber que peças usar na hora de personalizar a cena.

Os profissionais da área, em Manaus, já podem afirmar quais são as tendências para 2013 quanto às luminárias. Conforme o proprietário da “Highlight” (Inf.: 3233-1084), Jorge Santos, a cor preta e o formato fluido estão em alta, “Há uma predominância da cor preta, já tivemos o tempo dos super coloridos, mas agora as peças estão mais sóbrias. Já os formatos estão  ousados, mais fluidos”, notou.

Já Balark Sá Peixoto, proprietário da “Lumina iluminação” (Inf.: 3233-6323), destacou as peças em acrílico, “As pessoas estão buscando esconder as luzes, o acrílico cumpre bem esse papel. Quer dizer, ilumina, mas não mostra a lâmpada”, falou Balark.

O que está na moda e ganhando cada vez mais espaço com o passar do tempo é a iluminação com LED (light-emitting diode). Todos os profissionais do ramo correm para atualizar seus clientes. Jorge Santos acredita que o design hoje em dia quer “desaparecer” com as luminárias e dar lugar as luzes.

 “As luzes são o destaque atualmente, e o ecologicamente correto também”, opinou ele, lembrando que as lâmpadas de LED são cerca de 10 vezes mais econômicas que as tradicionais.

Balark Sá Peixoto concorda com Jorge e afirma ser o preço elevado que impede a maior popularização dessa tecnologia.

 “Já tem LED que ilumina como uma lâmpada comum, mas custa de quatro  a cinco  vezes mais caro. Em compensação, se economiza muito mais na conta do fim do mês”, assegurou.

Mas quem não quer se atrever pode ficar tranquilo. Outro ponto em que as autoridades em iluminação concordam é que o clássico não saiu de moda. Então, a sugestão é escolher sem medo as peças de cristal. Elas enobrecem qualquer lugar.