Publicidade
Entretenimento
LIVRO

Ator infantil Matheus Ueta lança livro ‘Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente’

Mistério, aventuras e ensinamentos valiosos sobre o meio ambiente fazem parte da obra publicada pelo selo Outro Planeta, da Editora Planeta 17/10/2017 às 23:18
Show imagem release 1093389
(Foto: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Após ganhar o coração dos telespectadores da televisão brasileira interpretando o pequeno Kokimoto na versão nacional de Carrossel, exibida pelo SBT em 2012, o ator Matheus Ueta, agora aos 13 anos, faz sua estreia no universo da literatura com o livro "Os Invisíveis e o Amuleto da Serpente". Mistério, aventuras e ensinamentos valiosos sobre o meio ambiente fazem parte da obra publicada pelo selo Outro Planeta, da Editora Planeta.

Em conversa com  A CRÍTICA, Matheus relata que se tornou escritor após muita aspiração e finalmente colocou seus escritos “para funcionar”. A intenção do jovem autor foi criar um personagem que se aventurasse no mundo incrível da ficção, com uma preciosa lição de responsabilidade ecológica. “O livro é resultado de uma grande pesquisa. A editora sugeriu que eu escrevesse e eu comecei a reunir várias informações. O google ajudou bastante”, explica.

O herói, com o mesmo nome do autor, não é popular na escola, é estudioso, tem uma criatividade e curiosidade sem tamanho. Sempre esta de olho no parque que seu avô havia comprado há muitos anos atrás. O PaleoPark fica em frente de sua casa, e ele terá momentos mágicos após um vulto chamar sua atenção em meio a tantas árvores.
Ao invadir a reserva para bisbilhotar, Matheus e seus amigos descobrem manuscritos secretos que irão levá-los à maior aventura de suas vidas: achar as quatro partes do amuleto da serpente, um objeto capaz de abrir o portal da cidade perdida de Shangri-la. Porém, eles precisam correr, pois não estão sozinhos nessa busca.

Explorando ao máximo o universo infantil, o livro conta com elementos típicos como as histórias fantásticas de lobisomens e a "loira do banheiro". De acordo com o autor, esses enredos são bastante comuns em rodas de amigos, e por isso, resolveu inserir em seu livro.

Em um dos trechos, o livro se torna diário, onde o personagem principal faz desabafos e relatos sobre outros personagens da trama. Diferente do Matheus do livro, o ator revela que não tem tempo para se dedicar a um diário. “É difícil eu conciliar, parar e escrever. Já tentei escrever um, mas nunca consegui sair da primeira página e achei interessante colocar no livro”, afirma Matheus.

Avaliando artistas
Ao lado dos atores Jean Paulo Campos e Larissa Manoela, Matheus Ueta integra o quadro “Talento Infantil”, exibido de forma fixa no Programa Silvio Santos pelo menos uma vez no mês.  “É um quadro onde eu avalio as crianças e os talentos que ela tem. É muito legal, pois aprendo sobre muitas coisas que eu nunca fiz na vida”, avalia Matheus sobre a experiência.

Por trás das câmeras

Em paralelo com o trabalho na TV e agora literário, Matheus se dedica extremamente aos estudos. “Os estudos sempre serão a base da minha vida e sempre irei continuar estudando. Acho muito importante”, ressalta o ator que está no oitavo ano escolar. 

gFora da TV, ele conta ainda que está se dedicando ao teatro musical, pois se apaixonou pelo gênero. Ele conta esses estudos envolvem dança, canto e interpretação. “Faço também algumas dublagens para companhias como Disney e Warner Bros, por exemplo”, conta.