Publicidade
Entretenimento
Vida

Banda BQuadro comemora 4 anos com show

Conjunto comemora aniversário com apresentação na Estação Cultural Arte & Fato, neste sábado (17) 15/03/2012 às 09:09
Show 1
A banda traz a proposta musical diferenciada de unir características do popular e do erudito
JONY CLAY BORGES ---

Violino e violão, erudito e popular são combinações características da sonoridade da banda BQuadro. O grupo, que está comemorando quatro anos de trajetória, celebra o aniversário com show neste sábado, a partir das 22h, na Estação Cultural Arte & Fato. A seleção musical reúne composições próprias e sucessos da MPB e do pop rock nacional e internacional, estes em arranjos diferenciados. O couvert artístico é de R$ 10.

De seu repertório autoral, a BQuadro vai apresentar composições como “A descoberta”, “22:16”, “Que nem uma princesa iludida” e “Clarão da noite”. Esta última, vale dizer, foi apresentada na segunda edição do  Festival Amazonas de Música (FAM) e está presente no álbum do evento, que terá exemplares sorteados durante o show (veja o destaque).

A seleção musical do show – que terá cerca de 50 canções no total – completa-se com sucessos de artistas da MPB e do pop rock brasileiro e internacional. Entre os brasileiros, a lista inclui Legião Urbana (“Por enquanto”), Cássia Eller, Ana Carolina, Jorge Vercilo e Paralamas do Sucesso, para citar alguns. O grupo interpreta ainda canções da diva britânica Adele (“Set fire to the rain”) e do grupo irlandês The Cranberries. Todos os arranjos adotam a sonoridade característica da banda.

“Fazemos uma nova concepção de arranjo. Em algumas músicas acrescentamos o violino, e em outras incrementamos a bateria e a percussão”, explica Kely Guimarães, integrante da banda ao lado de Karla Seixas (violino e escaleta), Samuel Guedes (bateria e backing vocal) e Domi Paulo (baixolão). (Atualmente em viagem, Guedes será substituído por Andrio Dias no show comemorativo do grupo.)

Trajetória

O BQuadro surgiu a partir de pequenas apresentações feitas por Kely e Karla, então estudantes do curso de graduação em Artes - Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em encontros e eventos do circuito universitário. “Éramos convidadas para tocar nos seminários e congressos. A partir de 2009, começamos a tocar também em espaços do circuito musical da cidade”, recorda Kely.

Desde o início, a banda trazia a proposta musical diferenciada de unir características do popular e do erudito, tanto nas músicas autorais quanto nos arranjos de canções alheias. Kely define a sonoridade do grupo como “música popular experimental, rock pop e MPB, tudo misturado com o erudito”. “Pegamos muito da técnica da música erudita e aplicamos nas nossas músicas”.

Ainda em 2009, a BQuadro lançou um CD demo, intitulado “Boa era”, trazendo sete composições do grupo. Atualmente, o grupo está trabalhando em seu primeiro álbum, ainda sem nome. Hoje em fase de mixagem, o trabalho tem previsão de lançamento para julho.

Quem quiser conhecer mais sobre o BQuadro e seu trabalho pode conferir outras informações e ouvir canções do grupo por meio de seu site oficial, no endereço http://bquadro.tnb.art.br.