Publicidade
Entretenimento
Festival gastronômico em Alagoas

Belezas naturais e festival gastronômico em Alagoas

Festival gastronômico tem como cenário praias paradisíacas e belas paisagens do nordeste brasileiro 02/09/2012 às 16:15
Show 1
Catamarãs levam o turista a piscinas naturais de águas cristalinas
jornal A Crítica ---

 Praias paradisíacas, belas paisagens e os mais deliciosos sabores do Nordeste se unem no 3º Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi e Japaratinga, que acontece entre os dias 7 e 15 de setembro de 2012, no litoral Norte de Alagoas, um dos mais belos do Brasil.

O evento movimenta o turismo da região e proporciona experiências inesquecíveis para os viajantes que querem conhecer um pouco mais da cultura, gastronomia e belezas naturais dos dois municípios, que ficam a cerca de 130 km das capitais Maceió (AL) e Recife (PE).

Nesta edição, já está confirmada a participação de 15 restaurantes, que vão criar pratos especiais com lagosta, com desconto de 40% sobre o preço que normalmente é praticado, além de apresentações culturais, palestras, oficinas e destaque para o rico artesanato da região e outros famosos quitutes, como bolinho de goma, mariscos e a bolacha Maragogi.

 O festival é uma realização da Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja), com apoio do Banco do Nordeste (BNB), Secretaria de Turismo de Alagoas e Prefeitura de Maragogi.

Surpresas

Conhecida em especial por suas belas piscinas naturais, a região de Maragogi e Japaratinga revela muitas surpresas. São mais de 12 praias, em 37km de costa, com areias branquinhas, coqueirais e águas mornas e cristalinas. Os viajantes encontram ainda excelentes opções de hospedagem, desde resorts sofisticados até aconchegantes pousadas e chalés, além de uma natureza preservada, com lindos visgueiros (árvores remanescentes da Mata Atlântica) e um povo alegre e acolhedor que guarda suas tradições na culinária nativa.

Entre os restaurantes confirmados estão Bitingui Praia Hotel; Companhia da Lagosta; Estalagem Caiuia; Albacora Praia Hotel, Restaurante Mama Pereira; Pousada e Restaurante Paraíso dos Coqueirais; Restaurante e Receptivo Marazul, Praiagogi Boutique Pousada; Pousada Camurim Grande; Praia Dourada Maragogi Park; Grand Oca Maragogi Resort; Restaurante Burgalhau; Pousada Barra Velha e Pousada Encontro das Águas.

 Mostra de Cinema

Além das deliciosas lagostas e das incontestáveis belezas naturais, uma mostra de cinema regional promete agitar a programação do 3º Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi e Japaratinga.

Com apoio do Cine Exílio, o festival traz uma lista diversificada de filmes que remetem à cultura local e prometem aproximar os turistas das memórias da região. Entre as atrações, destaque para o curta-metragem “Uma pescadora rara no litoral do Ceará”, filmado e editado pela própria protagonista, uma mulher que, desde os 10 anos de idade, acompanha o pai em seu barco de pesca de lagosta, apesar do preconceito dos que acreditam que o mar não é lugar de mulher. A diretora mostra o seu dia-a-dia como pescadora na comunidade da Praia da Redonda, no município de Icapuí, que até 1984 era um distrito de Aracati, no Estado do Ceará.

Maragogi é paradisíaca

Ao chegar a Maragogi, o que mais impressiona o turista é a cor da água do mar, que varia entre o azul turquesa e o verde, cristalina, permitindo uma visibilidade impressionante.

Os arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas, que na maré baixa formam belas piscinas naturais também são um espetáculo à parte. Estas formações coralinas integram a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que se estende de Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, em Pernambuco.

Catamarãs credenciados levam diariamente os visitantes às as três áreas abertas a visitação: Galés, a quase 6 quilômetros do litoral, Taocas e Barra Grande, ao norte. Todas incrivelmente belas.

 A riqueza da fauna e da flora local impressionam. Logo na chegada os visitantes, em um primeiro momento, parecem não acreditar no que estão vivenciando. Passado o impacto inicial, começa a exploração do paraíso. O horário dos passeios varia conforme a tábua das marés.