Publicidade
Entretenimento
Vida

Bistrôzin cria menu específico que harmoniza com cervejas especiais

Espaço gastronômico irá oferecer, às quintas, um menu especial para o jantar, criado para harmonizar com as novas cervejas artesanais 16/07/2015 às 19:08
Show 1
O restaurante já tem no cardápio a exclusiva Ale com melado de cana de açúcar
acritica.com Manaus (AM)

A partir de hoje  (16), todas as quintas-feiras serão de ainda mais sabor no restaurante Bistrôzin (Rua Rio Içá, Vieiralves). Isso porque o espaço gastronômico irá oferecer um menu especial para o jantar deste dia da semana, criado para harmonizar com as novas cervejas artesanais que farão parte do cardápio. Tais novos rótulos foram concebidos pelos cervejeiros Rodrigo Araújo, jornalista e editor do blog Nação Cerveja do Portal Acritica.com, e Fabio Markendorf, mestre em Tecnologia e Ciência dos Alimentos.

Araújo e Markendorf já fornecem para o Bistrôzin os rótulos exclusivos Ale (com melado de cana de açúcar) e a Brown Porter. A novidade fica por conta da inclusão de uma Wit Bier com sementes de coentro e casca de limão siciliano e uma Pilsen com dry hop e amarillo. As cervejas vêm em garrafas de 500ml.

O menu de harmonização foi criado pela chef Fernanda Vieira e, a exemplo do cardápio oficial da casa, segue a linha regional.

Sobre as cervejas

A Wit Bier é da escola Belga, uma das mais tradicionais do mundo. Na receita original leva malte de trigo, malte pilsen, sementes de coentro e casca de laranja na fervura. Na que será servida no Bistrôzin a laranja foi substituída pelo limão siciliano, conferindo-lhe um sabor mais cítrico ao final.

A Pilsen, por si, foi feita pelo processo de Dry Hopping, o qual utiliza o lúpulo em flor, in natura , ao invés do produto industrializado em tablets. Também foi incluso o fermento Amarillo, o que resultou numa cerveja com um corpo mais seco.

As novas cervejas harmonizam com o menu especial

A Ale é tradicional da escola inglesa, de cor acobreada e amargor anunciado. Na receita feita por Rodrigo Araújo e Fabio Markendorf, foi adicionado o melado de cana de açúcar para alimentar as leveduras, responsáveis pela produção natural do álcool e do gás carbônico da cerveja.

Por fim, a Brown Porter, também da escola britânica, foi muito popular nas zonas portuárias inglesas no início do século XIX. Com o crescimento da indústria, a receita quase foi esquecida, sendo recuperada agora, nas últimas décadas, por cervejarias artesanais da Inglaterra e de Nova York (EUA). Cerveja forte, escura e de médio teor alcoólico.

Menu especial

Espetinho de Peixe

Cerveja especial estilo Wit Bier

Pastel de Carne Seca

Cerveja especial estilo Pilsen

Pastel de Pato

Cerveja especial estilo ALE

Bolinho de Peixe em Crosta D’Uarini

Cerveja especial estilo Brown Porter

Serviço

O quê: Menu especial de quinta-feira do Bistrôzin

Onde: Rua Rio Iça, n. 525, Vieiralves

Quando: Todas as quintas, das 18h às 23h