Publicidade
Entretenimento
Vida

Blog 'Clube da Sacada' desvenda o universo publicitário

O redator publicitário Yan Bartholo criou o blog visando mostrar diferentes tipos de ideias inovadoras e criativas 28/02/2013 às 09:08
Show 1
Yan Bartholo criou a página após experiência em Nova York
Gabriel Machado ---

O sucesso de um produto ou serviço depende de inúmeros fatores, como empatia com o público, qualidade da marca e surgimento de concorrentes, para citar alguns. Muitas vezes, no entanto, é a “sacada” por trás dele que realmente faz a diferença, ou você nunca se perguntou quem seriam as mentes responsáveis por campanhas como “I love NY” e “Just do it”?

Com isso em mente, visando mostrar diferentes tipos de ideias inovadoras e criativas – e a genialidade por trás de cada uma –, o redator publicitário Yan Bartholo criou o blog Clube da Sacada (http://clubedasacada.wordpress.com). Na página, ele desvenda as histórias de grandes campanhas publicitárias e leva ao internauta tantas outras com o melhor da criatividade e inovação.

“Sempre fui apaixonado por criatividade, em suas diversas formas. Essa foi apenas uma maneira de eu fazer o que sempre faço, que é estar sempre procurando ideias novas e criativas, tanto na publicidade quanto em qualquer outra atividade”, explicou o redator, formado em Publicidade e Propaganda desde 2011.

De acordo com Yan, ainda, o blog é também uma extensão de uma experiência que viveu no ano passado. “Passei três meses em Nova York, fazendo cursos na área de Publicidade. Na época, criei um blog para relatar as experiências que vivi em sala de aula e também na cidade, conhecendo lugares novos e dando dicas para os brasileiros que vão para a cidade pela primeira vez. A página foi muito acessada e isso me inspirou a seguir nesse formato, nas mídias sociais, mas com uma nova proposta”, completou.

Metas

No momento, Yan – que administra o blog sozinho – considera o “Clube da Sacada” como sendo apenas um hobby. Porém, não descarta a ideia de, futuramente, expandir o projeto. “Não é um planejamento, mas, se crescer, será consequência do fato de estar fazendo algo que gosto bastante e está tendo boa aceitação. E isso é muito bom”, ressaltou o publicitário.

Para dar um gás a mais na página, recém-lançada, o redator conta com a sua próxima experiência fora de Manaus. “Nos próximos meses, devo começar um curso de dois anos na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, no Rio de Janeiro. Quero aproveitar o blog para também compartilhar essa nova experiência, mostrando cases sobre os quais estaremos trabalhando e as ideias criativas que forem discutidas em sala de aula, além, é claro, de continuar a mostrar as grandes sacadas da publicidade mundial”, revelou.

“Estou sempre à procura de ideias novas, e todo dia existem milhões delas. As mentes criativas estão sempre trabalhando para me proporcionar conteúdo para o blog. Nunca sei quais as próximas ideias que serão colocadas, até o momento em que eu bato o olho em uma ideia extraordinária”, finalizou Yan.

De um papel amassado


Em um dos posts do “Clube da Sacada”, Yan conta a história por trás de uma das campanhas publicitárias mais famosas de todos os tempos: “I love NY”.

Uma crise estava tomando conta do Estado de Nova York em meados da década de 1970. Então, a agência Wells Rich Greene foi contratada pelo Departamento de Comércio para criar uma campanha de marketing, com o objetivo de promover o turismo e aumentar os negócios daquela região.

O designer gráfico Milton Glaser foi o encarregado de desenvolver esta famosa logo. Depois de algumas tentativas um tanto quanto mal sucedidas, ele retirou do bolso um papel amassado com uma frase desenhada de lápis que havia escrito no táxi, à caminho da reunião: “I love NY”. Essa foi a base da campanha utilizada para promover, primeiramente a cidade, e logo após, o Estado de Nova York.

A ideia do designer foi uma adaptação de uma outra campanha realizada em Montreal, no Canadá, intitulada: “Montreal, the city with a heart” (Montreal, a cidade com coração).