Publicidade
Entretenimento
Vida

Boi Brilhante abre a noite do Festival Folclórico do Amazonas

O 56º Festival Folclórico do Amazonas inicia nesta sexta-feira (20), no Centro Cultural Povos da Amazônia com a apresentação do Boi Brilhante em busca do seu tricampeonato. 21/07/2012 às 00:14
Show 1
Boi Bumbá Brilhante em busca do tricampeonato.
Camila Pereira Manaus

Cerca de dez mil pessoas prestigiaram na nesta sexta-feira (20), durante o 56º Festival Folclórico do Amazonas, uma das principais atrações da noite: a apresentação do Boi Bumbá Brilhante, em busca do tricampeonato.

Com alguns minutos de atraso a agremiação foi colorindo de verde e azul a arena com a alegoria do ‘Auto do Boi’, que trouxe crianças que representavam todos os itens do festival.

Neste ano, o Boi Brilhante comemora 30 anos e, por isso, resolveu demonstrar na arena o tradicional auto, de forma cantada. Com um diamante na testa, o Boi surgiu também na primeira alegoria, que mesmo perseguido pelo Pai Francisco, evoluiu na arena.

Com o tema “Amazônia Mística” o boi marrom levou ao palco do Centro três alegorias e cerca de 920 brincantes, para representar a religiosidade dos povos da Amazônia, sob a apresentação de Fabiano Neves e Jeferson Soares, como levantador.

De acordo com secretário geral do Boi Brilhante, João Felício os trabalhos começaram ainda ano passado, quando conceberam o projeto e a expectativa para esta noite é das melhores. “Todos os bois estão equiparados, mas o diferencial do Boi Brilhante é a vontade de ganhar e fazer um grande espetáculo na arena” defendeu.

Durante apresentação, ainda ilustraram a Lenda da Priprioca, também conhecida como a Lenda do Piripiri, formando o primeiro cenário tribal da noite. Com índios, preparados para fazer o ritual, surge a porta-estandarte com o pavilhão azul e branco. Depois foi o momento de defender o ritual dos ‘Homens Morcegos’. E encerrar a noite em grande estilo.

Nas próximas noites concorrem ao prêmio, os Bois Bumbás Garanhão, no sábado (21) e Corre Campo (22).