Publicidade
Entretenimento
Vida

Boi da baixa do São José em festa

Quinze mil pessoas lotaram o Bumbódromo de Parintins durante a gravação do CD e DVD do bumbá Garantido, que promoveu um festival folclórico fora de época 30/01/2012 às 09:49
Show 1
Gravação do CD e DVD Garantido 2012 em Parintins
Jonas Santos Parintins

Uma festa diferente, que parecia uma noite de Festival. Assim uma gama avassaladora de torcedores do Garantido definiu a noite de espetáculo que protagonizou o show de gravação ao vivo do “CD/DVD Tradição 2012”.

Os perrexés brincaram de boi e se entregaram de corpo e alma na festa inédita, numa analogia a toada “Festa do povo vermelho”, de Eneás Dias. O Garantido tomou posse do Bumbódromo e os torcedores ocuparam até as arquibancadas, camarotes e cadeiras do lado do “contrário”.

Os artistas e brincantes do boi se apresentaram em um palco temático, que fazia alusão ao ritual da Tucandeira, dos   Sateré-Mawé, com destaque para uma luva gigante do ritual indígena.

A festa já começou apoteótica com o apresentador Israel Paulain, o levantador Sebastião Junior e o boi Garantido animando  o povo. “Meu coração é o Garantido” de autoria do próprio levantador abriu à noite.

A cunhã-poranga, Tatiane Barros, apareceu em uma lancha a uma altura de sete metros, no personagem em metamorfose de Yara, a sedutora das Águas. Já o pajé André Nascimento desceu conduzido por uma serpente, no Apocalipto, que simbolizava o recomeço da vida.

E no cenário imponente, as coreografias e momentos cênicos chamavam a atenção do público, como em “Ameríndia”, também do compositor Enéas, e nos romeiros da padroeira Nossa Senhora do Carmo. “È uma noite de felicidade para o povo da Baixa”, disse o presidente do boi, Telo Pinto.

Segundo os organizadores, 15 mil pessoas, foram sentir o coração pulsar. A percussão da batucada sacudiu mesmo a galera em “Lamento da Raça”, de Emerson Maia e em “Vermelho”, de Chico da Silva, agora na voz de Sebastião.

Enquanto a festa fervia, muitos torcedores ainda estavam do lado de fora. O Corpo de Bombeiros limitou a entrada das pessoas, porque o Bumbódromo ainda passará por nova reforma.

Do alto, o helicóptero da TV A CRITICA, fazia rasante e jogava papel picado cintilante na torcida.  A emissora foi à responsável pela gravação do DVD e utilizou equipamentos com tecnologia Full HD, de alta definição de imagem.

“Uma noite do Festival? Perguntei a Fréd Goés, coordenador da Comissão de Artes. “ Que nada. É melhor que o Festival, porque a
torcida do contrário não está aqui, do lado de lá do Bumbódromo”, disse.

Homenagem

O Garantido prestou homenagem ao governador Omar Aziz, que prestigiou a festa de seu camarote no Bumbódromo. Ele recebeu a carteira de sócio efetivo do boi e uma placa de honra ao Mérito da agremiação folclórica.

O governador estava acompanhado da primeira dama Nejmi Aziz, e do prefeito da cidade, Bi Garcia. Todos os itens do boi estiveram na cerimônia, que aconteceu momentos antes ao show.