Publicidade
Entretenimento
Vida

Bolo Martha Rocha

Não é à toa que essa receita tem nome de miss. O Bolo Marta Rocha é uma sobremesa perfeita: saborosa e sofisticada! 19/06/2012 às 09:15
Show 1
Bolo Martha Rocha
Receitas Sadia ---

Ingredientes

Para o suspiro:
3 Claras
1/2 xícara de chá de Açúcar
 1 colher de sopa de Margarina Cremosa

Para a massa:

 7 Ovos
 1 colher de chá de Essência de baunilha
1 xícara de chá de Açúcar
1 xícara de chá de Farinha de Trigo
3 colheres de sopa de Chocolate em pó
1 colher de sopa de Margarina Cremosa

Para o creme:

 6 Gemas
1 xícara de chá de Açúcar
2 colheres de sopa de Amido de Milho   
1 xícara de chá de Leite
1 colher de sopa de Margarina Cremosa

Para o crocante:

1 xícara de chá de Açúcar
1 xícara de chá de Nozes picadas
1 colher de sopa de Margarina Cremosa

Para o chantilly:
1/2 litro de Creme de leite fresco
4 colheres de sopa de Açúcar

Para a cobertura e montagem:
1 embalagem de Geleia de damasco
150 gramas de Fios de ovos

Modo de Preparo

Para o suspiro

1 - Na batedeira, bata as claras em ponto de neve firme. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Transfira para um saco de confeitar e reserve.

2 -  Unte uma assadeira com a margarina, forre-a com papel manteiga também untado e marcado com um círculo de 25 cm de diâmetro e modele um disco do mesmo diâmetro da marca do papel. Leve para assar em temperatura baixa (140 ºC) por 1 hora.

Para a massa

1 -  Na vasilha da batedeira, coloque as claras e bata até ficarem em ponto de neve. Aos poucos, junte as gemas, a baunilha e o açúcar e bata por mais 5 minutos. Desligue a batedeira, junte a farinha de trigo peneirada e misture delicadamente. Divida a massa em duas partes iguais e acrescente o chocolate em uma delas.

2 -  Unte duas formas redondas (25 cm de diâmetro) com margarina e polvilhe farinha de trigo. Despeje cada massa em uma forma e asse em forno preaquecido em temperatura média (200 ºC) por cerca de 25 minutos. Espere esfriar e reserve.

Para o creme

1 - Em uma panela, misture as gemas, o açúcar, o amido de milho, o leite, 1 xícara (chá) de água e a margarina. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Retire e reserve.

Para o crocante

1 - Numa panela média, coloque o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre até obter uma calda de caramelo. Misture as nozes e retire do fogo. Espalhe o crocante sobre um tabuleiro untado com margarina e deixe esfriar. Quando esfriar, quebre em pedacinhos e reserve.

Para o chantilly

1 - Em uma batedeira, bata o creme de leite e acrescente o açúcar, aos poucos, até obter um creme em ponto de chantilly. Reserve na geladeira até o momento de cobrir o bolo.

Para a cobertura e montagem

1 - Corte os dois bolos ao meio em uma superfície polvilhada com açúcar. Coloque uma metade do bolo de chocolate no prato em que for servir e cubra com ¼ do creme. Salpique um pouco de crocante e por cima, coloque a primeira metade do bolo branco. Cubra com mais uma parte de creme e mais um pouco de crocante. Acomode em cima o disco de suspiro e cubra-o com creme.

 2 - Repita as mesmas camadas de bolo de chocolate, creme e crocante. Finalize com o bolo branco e cubra toda a superfície com geléia, pincelando também nas laterais. Cubra com o chantilly e decore com os fios de ovos. Sirva gelado.