Publicidade
Entretenimento
Vida

Books revelam a alma feminina

Cada vez mais desinibidas, elas encontram nos ensaios um rota de fuga do padrão “certinha” 04/03/2012 às 15:05
Show 1
Fotos mostram a sensualidade da mulher
Felipe de Paula Manaus

A fotografia tem um poder quase mágico de revelar uma realidade que muitas vezes passa despercebida aos olhares mais atentos. É por isso que as mulheres, tão ligadas aos detalhes, muitas vezes têm verdadeira paixão pelos ensaios fotográficos, seja para reafirmar a sensualidade feminina seja para se mostrarem além daquilo que costumam (ou aparentam) ser.

Valéria Babora, 34, teve essa experiência há cerca de um ano e não se arrependeu. Ela conta que estava passando por uma fase ruim da vida, com baixa autoestima e se sentindo insegura. “Fiz até cirurgia, coloquei prótese, mas nada adiantou”, diz ela, lembrando que o próprio namorado a elogiava, mas não era o suficiente. “O problema era comigo, que não estava me sentindo bonita”, declara.

E foi mesmo o namorado que deu a ideia. “Ele me presenteou com um ensaio fotográfico. Adorei a proposta e as fotos ficaram lindas”, conta ela, que revela ter mudado de vida quando viu o resultado do trabalho do fotógrafo Willys Santarém.

“Eu descobri a mulher que tinha dentro de mim. Minha autoestima subiu. Isso me ajudou em muita coisa. Até deu pra dar uma apimentada no namoro. Foi excelente”, revela Valéria, que indica às mulheres que também percam a timidez e encarem a experiência. “Eu tenho certeza que toda mulher quer se sentir diva um dia”, afirma.

Delicadeza

A jovem Élida Assis, de 22 anos, sempre carregou o estigma de parecer mais nova do que realmente é. A técnica de enfermagem, que também é cantora nas horas vagas e apaixonada por rock'n'roll, sofre com a ideia de parecer, pelo timbre da voz e beleza delicada do rosto, com a cantora pop Sandy. Como pop não tem nada a ver com a verdadeira vocação da moça, ela resolveu fazer um ensaio totalmente diferente do usual.

“Eu escolhi fazer um ensaio bem rock'n'roll, inspirado nos Rolling Stones. Bolamos (ela e o então namorado) todo o conceito. Foram as melhores fotos que eu já fiz na vida”, declarou a jovem, revelando que depois das fotos rolou até um pedido de casamento do agora noivo Rodrigo. “Acho que elas influenciaram de alguma forma, pois me mostraram mais adulta, que é o que eu sou”.

O fotógrafo Wesley Andrade, que trabalha há mais de 15 anos com ensaios femininos, diz que a demanda por esse trabalho vem crescendo bastante, pois as mulheres estão mais desinibidas para fazer as fotos. “Não existe melhor forma de uma mulher se ver bonita do que em um ensaio fotográfico”, afirma.

Para Willys Santarém, um book fotográfico é um presente muito especial para o Dia Internacional da Mulher  e não tem restrições.  “Serve a todos os tipos de pessoas, não tem restrições quanto ao biotipo nem idade: o importante é se está bem consigo mesma”.