Publicidade
Entretenimento
Vida

'Boom' na gastronomia da cidade continua trazendo novidades

De uns cinco anos para cá, o cenário gastronômico da capital amazonense foi pulverizado. Veja os principais ambientes gastronômicos da cidade 18/04/2015 às 11:52
Show 1
Manaus tem se destacado cada vez mais na gastronomia e suas opções
Laynna Feitoza Manaus

Se o que se quer é comida, diversão e arte, estes três tópicos se evidenciaram, em Manaus, como um “boom” que se multiplicou em temakerias, paleterias, food trucks, food bikes, e feiras diversas. De uns cinco anos para cá, o cenário gastronômico da capital amazonense foi pulverizado: chuvas de chefs locais estão pelas ruas mostrando o sabor de seus pratos; chefs de fora tem vindo para ministrar oficinas culinárias; estabelecimentos têm aberto com a proposta de serem shoppings voltados para a alimentação. Nesta edição, o BEM VIVER garimpou o desenvolvimento dos principais ambientes gastronômicos da cidade e seus projetos para 2015.

Rota

O “Rota dos Chefs” está prestes a alçar sua 3ª edição e o que se quer é proporcionar integração entre os chefs da capital com os profissionais do interior do Amazonas. É o que diz Paulo Fortunato, realizador do evento. Ainda segundo ele, a ideia de levar o evento para outros municípios ainda não deve acontecer este ano, por conta da logística e de pesquisas de campo que ainda serão feitas. Mas o ano de 2016 é um forte candidato para esta edição especial, e as cidades de Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e Presidente Figueiredo estão no páreo. “Queremos proporcionar o reconhecimento gastronômico do amazonense ao seu próprio alimento”, pondera. O próximo “Rota dos Chefs” acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções do Studio 5, e ainda será realizado nos meses de julho, setembro e novembro.

Pátio

Empreendimento que abriu recentemente, o “Pátio Gourmet” tem despontado como um shopping voltado aos artigos culinários e tem apostado em participações ilustres: a primeira contou com uma oficina ministrada pelo chef Henrique Fogaça, jurado do MasterChef Brasil. Quem ainda deve vir por aqui é o chef Jefferson Rueda, que ganhou no mês passado a primeira estrela “Michelin”. “Teremos aula-show com ele no dia 13 de maio. E nos dias 28, 29 e 30 de abril teremos uma oficina com Fábio Arruda, que vai falar sobre como montar a mesa”, destaca.

O Mercado

Em breve, mais um evento realizado a nível nacional (sendo Manaus a 3ª capital escolhida para recebê-lo) chega por aqui. Trata-se da feira gastronômica “O Mercado”, constantemente citada como a maior do País. Idealizado pelo chef Henrique Fogaça, o evento acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, das 18h às 23h, no Paço Municipal, com o intuito de valorizar também o patrimônio público. O evento tem a proposta de, além de comportar barracas de comida no seu espaço, de unir a ele exposições de arte, apresentações de dança e música, bem como uma área ecológica, voltada para o plantio de árvores feitos por crianças. Fogaça estará por aqui com seus dois restaurantes: o Sal Gastronomia e Cão Véio. A proposta de “O Mercado” é ser realizado de três em três meses.

Gusta Mais

Mais do que se refrescar do calor, as paleterias caíram como uma luva no que parece ser um eterno “verão amazônico”. A “Gusta Mais Paleteria” (Av. Tancredo Neves, 1142, Loja 04, Parque 10) é recém-inaugurada em Manaus e tem 20 sabores, como pistache premium, chocotine com ovomaltine, ninho trufado e iogurte com amarena, além da da chocowhey (feita com Whey Protein). A embalagem das paletas contém as informações nutricionais do produto, bem como a data de fabricação e validade. “A paleta mexicana não se enquadra apenas como um produto refrescante, mas como uma sobremesa mesmo. O item possui 123 ml, indo muito além de um picolé”, afirma Gustavo Feitoza, sócio-proprietário da loja.

Arroto dos Chefs

Um movimento que está dando o que falar na capital amazonense é o “Arroto dos Chefs”. A ação é formada por gastrônomos que afirmam terem sido cortados de um evento de gastronomia da cidade sem qualquer explicação, e que, por isso, estão se reunindo para planejar suas próprias feiras. O coletivo é formado pelos chefs Ramiro Hitotuzi, Elma Maria, Ulisses Neto, Gaby Harb, William Katô e Daniel Feitoza.