Publicidade
Entretenimento
Feira Bogotá

Brasil vai ser homenageado em Feira Internacional na Colômbia

Colombianos escolheram o Brasil para ser homenageado na edição comemorativa dos 25 anos da Feira Internacional do Livro de Bogotá 05/04/2012 às 11:41
Show 1
Feira Internacional de Bogotá vai homenagear o Brasil na edição de 25 anos
acritica.com Manaus

O Brasil vai ser a estrela da 25ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILbo) que será realizada de 18 de abril a 1º de maio de 2012 na Colômbia.  Além de apresentar a literatura brasileira, a feira oferece ampla programação para celebrar a cultura do país convidado.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), trabalharam em conjunto para organizar a participação brasileira. A programação contará com cerca de 50 escritores do país, debates sobre políticas de leitura, mostras de filmes nacionais, espetáculos musicais e de dança e exposições. As atividades foram planejadas de acordo com as demandas dos colombianos e o empenho do Brasil em mostrar a diversidade de sua cultura.

 

Essa ação interministerial corresponde à determinação do governo brasileiro de contribuir para o processo de internacionalização do livro e da literatura do país. A homenagem em Bogotá marca na atual gestão o início dessa nova forma de ação, de maior vulto na cena internacional.

 

O evento deverá ser aberto no dia 16 de abril, às 19h, pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e a ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda. O pavilhão brasileiro no evento terá três mil metros quadrados e foi projetado por Daniela Thomas.

Para montar a programação literária e as atividades relativas ao mercado editorial, a FBN trabalhou em parceria com a Câmera Brasileira do Livro (CBL). Os autores com obras para crianças que irão a Bogotá foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A outra parte da programação, com atividades culturais não literárias (como shows e mostras de cinema), foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, com a participação da Embaixada do Brasil em Bogotá.