Publicidade
Entretenimento
FESTA

Bumbá Garantido promove a matança do boi nesta segunda-feira (17) em Parintins

Manifestação é mais uma do calendário do boi de Lindolfo Monteverde e acontece desde os anos 20 do século passado, segundo a filha do fundador, Maria do Carmo 17/07/2017 às 16:07
Show boi
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O bumbá Garantido promove nesta segunda-feira (17) a tradicional Matança do Boi, no Curral tradicional da Baixa do São José. A manifestação é mais uma do calendário do boi de Lindolfo Monteverde e acontece desde os anos 20 do século passado, segundo a filha de Lindolfo, Maria do Carmo. A festa ocorre em Parintins, município distante 369 quilômetros de Manaus.

A matança é a encenação do Auto do Boi no qual o Garantido é morto pelo Pai Francisco devido ao desejo da Mãe Catirina que está grávida e quer a língua do boi. O boi percorre as ruas da Baixa de São José fugindo dos Vaqueiros até ser laçado e levado ao curral onde é morto.

Na manhã desta segunda, o presidente Adelson Albuquerque e o vice Fábio Cardoso estiveram na casa de dona Maria do Carmo, presidente da Associação Cultural Lindolfo Monteverde, para reiterar o apoio irrestrito à festa que inicia às 20h.

"Por mais um ano estamos apoiando essa grande festa tradicional do nosso Garantido. O nosso boi tem a marca da tradição e ficamos felizes também com o reconhecimento. A nossa gestão que fez o possível para sempre deixar viva a nossa cultura", disse Adelson Albuquerque.

Maria do Carmo agradeceu ao apoio dado pela diretoria do Garantido nos últimos três anos. “Foi um apoio muito importante para nossas festas tradicionais. Não temos o que reclamar do Adelson e Fábio”, destacou a presidente da Associação Cultural Lindoldo Monteverde.

Publicidade
Publicidade