Publicidade
Entretenimento
FOLCLORE

Caipira na Roça representa o Amazonas no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas

Quadrilha junina amazonense participa de disputa nacional a partir desta sexta-feira (25) em São Luís, no Maranhão 23/08/2017 às 14:57 - Atualizado em 23/08/2017 às 15:00
Show quadrilha
Foto: Reprodução/internet
acritica.com

Com mais de 40 anos de tradição nas comemorações de São João no Amazonas, a Quadrilha Junina Caipira na Roça vai representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas 2017, que inicia nesta sexta (25), em São Luís. O grupo folclórico amazonense viaja quinta (24) para participar da disputa nacional, recebendo apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, para o custeio de passagens aéreas para o traslado entre Manaus e a capital maranhense.

A Caipira na Roça irá disputar o título de campeã com outros 20 grupos folclóricos de 17 Estados e do Distrito Federal na capital maranhense. A participação do grupo folclórico na competição nacional tem o apoio da Secretaria de Cultura, que garantiu um total de 45 passagens aéreas para a viagem da quadrilha junina a São Luís, distribuídas entre 20 pares de quadrilha, quatro coordenadores e um garoto que faz o papel de apresentador durante a dança.

“Com o apoio da Secretaria, vamos poder mostrar o que a quadrilha está apresentando no Estado, disputando o título com todas as condições”, conta Milene Martins, de 36 anos, representante da Caipira na Roça. Para a disputa em São Luís, ela antecipa, as perspectivas são as melhores possíveis: “Este ano a quadrilha vai perfeita! Já temos a quantidade mínima de pares e poderemos fazer uma bela apresentação”.

O apoio da Secretaria de Cultura assinala o compromisso da pasta com todas as formas de manifestação artística e cultural, do folclore à ópera, da capoeira ao audiovisual, entre outras. No âmbito da Cultura Popular, as ações do órgão incluem o apoio a festivais e eventos – entre eles o Carnaval, os festivais folclóricos do Amazonas e de Parintins –, a pesquisa de manifestações populares e demais atividades realcionadas.

Chitas, retalhos e fitas

A Caipira na Roça conquistou o posto de representante do Estado no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas em julho passado, após ser eleita campeã na última edição do Festival Gonzagão de Manaus. O evento é promovido há três anos pela União Amazonense de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos (UNAQJ), filiada à Confederação Nacional do segmento (CONAQJ), responsável pela disputa nacional, realizada em diferentes cidades a cada ano.

No Gonzagão 2017, a Caipira na Roça saiu vitoriosa na categoria Tradicional com 239,7 pontos, superando 11 concorrentes, entre elas Paixão Caipira (238,5) e Os Caipiras de Itacoatiara (237,0), nos respectivos segundo e terceiro lugares.

No Campeonato Brasileiro, a quadrilha amazonense leva suas chitas, retalhos e fitas para enfrentar concorrentes de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. A atual campeã, Eita Junino (RR), também deverá participar das apresentações na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís.

Esta é a segunda participação da Caipira na Roça no Campeonato Brasileiro. Em 2014, o grupo folclórico amazonense participou da disputa, ficando em décimo lugar.

Tradição junina

A história da Quadrilha Junina Caipira na Roça iniciou no Alvorada, onde o grupo folclórico surgiu, em 1975, pela iniciativa de D. Rosa Tananta e seus familiares, moradores do bairro. Então com o nome de Quadrilha São João, o grupo se dedicava a brincar nos arraiais e nas igrejas da comunidade, animando as comemorações da temporada junina.

Em 1992, D. Rosa repassou o comando do grupo folclórico a seu irmão mais novo, Eliomar Tananta, e a outros três coordenadores, entre eles o atual presidente, Márcio Soares. A quadrilha foi rebatizada com o nome que mantém até hoje, e passou a disputar com outros grupos no Festival Folclórico do Amazonas. Pertencente à Categoria Ouro, a Caipira na Roça já acumula 14 títulos de quadrilha campeã no festival, e ficando sempre entre as três primeiras colocadas nos demais anos.

A Caipira na Roça hoje reúne 32 pares de quadrilha, e segue animando as temporadas juninas em suas apresentações em Manaus e em outras cidades do Estado, além de movimentar a vida da comunidade do Alvorada. “Nossa quadrilha é conhecida como quadrilha casamenteira: entrou, casou, constituiu família. Tem muitos casos desses lá!”, revela Milene, divertida.

Para mais informações sobre essas e outros ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

*Com informações da assessoria de imprensa