Publicidade
Entretenimento
LIVRO

Cake designer Nelson Pantano lança livro ‘The King Cake – A Arte de Confeitar’

A obra, que estará à venda nas maiores livrarias do país e na internet, reúne, em 287 páginas, um pouco da história dos bolos de casamento, do tradicional ao moderno 03/12/2017 às 20:00 - Atualizado em 03/12/2017 às 20:04
Show vida0803 10f
Nelson Pantano lançou o livro no último dia 28 de novembro, em São Paulo (Foto: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Um dos cake designers mais renomados do país, Nelson Pantano, conhecido por assinar bolos de casamento e aniversários de celebridades como Fernanda Souza e Thiaguinho, Preta Gil e Rodrigo Godoy, Hebe Camargo, Maísa, Daniela Albuquerque e as blogueiras Lalá Noleto, Thaissa Naves e Gabriela Pugliesi lança o livro "The King Cake – A Arte de Confeitar".

A obra, que estará à venda nas maiores livrarias do país e no site da editora reúne, em 287 páginas, um pouco da história dos bolos de casamento, do tradicional ao moderno; dossiê do bolo; a história profissional do cake designer e sua especialização nas flores 100% de açúcar; as tendências do mercado; suas inspirações e algumas receitas com dicas exclusivas, além do modo de fazer as famosas flores, repleto de fotos para ilustrar cada capítulo.

De acordo com Nelson, a ideia de lançar o livro surgiu bem antes de sua empresa. "Sempre foi um sonho meu escrever um livro a respeito da confeitaria, mesmo antes de existir a The King Cake. Sempre tive vontade de retratar minha história e meus momentos. Nesse meio tempo, a empresa cresceu, evoluiu e, junto disso, conseguimos juntar um material bacana para criar o livro", conta.

Sobre o cake designer

Desde os 11 anos, Nelson fazia chocolates para dividir com os amigos na escola, demonstrando desde muito cedo interesse pela confeitaria. Mesmo tendo seus pais pouco felizes pela escolha, lançou, em 2010, o The King Cake, após ir para São Paulo cursar Publicidade e Propaganda na ESPM. 

Tendências para 2018

*Bolos com andares mais altos: mesmo com menos andares, proporciona um efeito mais alongado e elegante. Tenho visto muito isso em casamentos fora do Brasil. Ao invés de trabalharmos com alturas padrão nos andares (normalmente 10 ou 12cm), estamos esticando mais os andares, e trabalhando com 15cm, 18cm e 20cm. Os andares ficam mais altos e, no final, proporcionam uma estética mais alongada, perfeito para casamentos mais modernos, com decoração mais despojada.
 
*Marmorizado ou textura de pedra: tendência forte fora do país que está sendo muita usada no Brasil agora. Essa tendência está mesmo muito forte e cada vez mais temos visto coisas diferentes, desde imitação de mármore, pedras e granito. O efeito é lindo e pode ser muito delicado, combina com casamento clean, elegantes e, se combinado com a tendência citada acima, fica perfeito! Ainda mais se a composição for minimalista.

*Bolos ousados e fora do convencional: peças de acrílicos para compor como elementos de transparência, como por exemplo caixas transparentes que substituem andares, ou estruturas de acrílico próprias para cada bolo.

*Clássicos: nunca saem de moda, o clássico sempre é clássico e sempre lindo. Rendas, rococós, guirlandas, mini flores, são sempre uma boa pedida.

*Flores de açúcar: tendência cada vez mais conhecida e usada, uma tendência que nós trouxemos para o Brasil há quase 8 anos e que agora está mais forte do que nunca. Desde o início da confeitaria artística, flores de açúcar sempre foram elementos usados para decorar bolo. Antes, de forma mais rudimentar e menos perfeita e, atualmente, com possibilidades de ousar mais e criar verdadeiras esculturas perfeitas em flores de açúcar. Além disso, a tendência forte é que quanto mais flores, melhor!