Publicidade
Entretenimento
Vida

Campanhas de Natal revigoram esperança de pessoas pobres

Muitas crianças, jovens e idosos de Manaus não teriam a alegria e a prosperidade atribuídas ao Natal se não fosse a iniciativa de grupos voluntários 04/12/2012 às 12:22
Show 1
O Natal de muitas pessoas carentes não seria o mesmo sem a iniciativa de grupos solidários
acritica.com ---

Durante todo o ano muitas datas comemorativas são realizadas com alegria e entusiasmo, mas nenhuma se compara ao Natal.

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano e também celebrada entre cristãos de todo o mundo. Muitos adultos e principalmente as crianças também aguardam a tradição de receberem presentes.

O espírito de solidariedade que fica acentuado nesta época do ano mobiliza grupos de voluntários que pensam no Natal de pessoas pobres. Além dos presentes, muitas dessas pessoas também aguardam uma demonstração de carinho e amor. Alguns grupos acabam promovendo campanhas para arrecadar donativos com a intenção de deixar o Natal destas famílias mais alegre. Se você quiser ajudar, conheça algumas iniciativas e participe!

Grupo ‘Amigos do Papai Noel’ trabalham em prol de crianças carentes


O Grupo ‘Amigos do Papai Noel’ começou em 1998 a celebrar o Natal de uma forma diferente e menos egoísta.  A idéia de doar brinquedos surgiu mediante as dificuldades de muitos pais em presentear seus próprios filhos.

A iniciativa do grupo de sociedade civil organizada, independente, sem vínculos  empresariais, religiosos, econômicos ou profissionais, obteve um resultado positivo desde a primeira empreitada e não parou mais.

Os brinquedos são organizados em forma de kits compostos por 1 ou 2 brinquedos simples, uma revista educativa e uma pipoca, embalados em sacos coloridos com muito carinho e amor pelos voluntários. Esta etapa é chamada de Fábrica de Sonhos.

Como participar

O projeto funcionará este ano na rua C, casa 10, Conjunto Itacolomi, Armando Mendes, a partir deste sábado (08) às 8h.  

A ideia de arrecadar 10.000 kits de brinquedos neste ano de 2012 não está sendo alcançada, o máximo que conseguiram até agora, foram cerca de 5.500 kits. Portanto, o grupo ainda está aberto a doações. Para maiores informações acesse o site amigosdopapainoel.com.br.

Campanha Papai Noel dos Correios estimula solidariedade no Amazonas

Há 23 anos, a Campanha Papai Noel dos Correios tem ajudado a tornar realidade o sonho de quase um milhão e meio de crianças em todo o Brasil. No Amazonas, somente em 2011 foram adotadas 1.347 cartas que obedeceram aos critérios da campanha, e os presentes foram entregues em cinco instituições filantrópicas e creches pelo Papai Noel e seus ajudantes, e ainda, nas casas de quase mil crianças pelos carteiros.

O objetivo institucional do projeto é enviar carta-resposta para cada uma das crianças que mandarem suas cartinhas até o dia 12 de dezembro. Com isso, a empresa ajuda a preservar a crença da criança e seu imaginário acerca do Natal.

Além do estímulo à escrita, a Campanha mostra a importância do endereçamento correto, do uso do Código de Endereçamento Postal (CEP) e do selo postal, pois as crianças devem preencher as cartinhas com nome, idade (até 10 anos) – sem limite de idade para deficientes – e endereço residencial completo, inclusive com CEP. Depois de serem cadastradas no sistema on line da campanha, as cartinhas serão distribuídas nos pontos de apadrinhamento, onde os interessados em presentear as crianças podem escolher quantas quiserem.

Como participar

Os ajudantes do Papai Noel são as pessoas interessadas em apoiar com leitura e seleção das cartas. Ler e cadastrar informações são as principais atividades desenvolvidas nesta etapa. Este ano, quem estiver disponível para ser ajudante, pode se apresentar em um dos pontos de apadrinhamento (lista abaixo).

Pontos de apadrinhamento:

Município

Pontos de Apadrinhamento

Horário

Manaus

Edifício Sede dos Correios

8h às 17h

Manaus

GERAD - Complexo Aleixo

8h às 17h

Manaus

GCTCE - Complexo Coroado

14h às 17h

Manaus

Agência Millenium Center

10h às 18h

Manaus

Agência Monsenhor Coutinho

8h às 16h

Manaus

Agência Shopping Studio V

10h às 18h

Manaus

AC São José

8h às 16h

Manaus

AC Parque Dez

8h às 16h

Manaus

AC Cidade Nova

8h às 16h

Tabatinga

AC Tabatinga

8h às 16h

Parintins

AC Parintins

8h às 16h

Cronograma da Campanha

As cartas serão recebidas até o 12 de dezembro e poderão ser escolhidas pelos padrinhos até o dia 14. Os presentes precisam ser entregues pelos padrinhos até 19 de dezembro e os Correios devem fazer as entregas durante todo o período, pelo fluxo postal. A data do encerramento, quando também serão entregues os últimos presentes, é dia 21 de dezembro.

Acesse o Hotsite e a Fanpage do Papai Noel dos Correios

O Papai Noel dos Correios também está com presença garantida na web, com informações na fanpage (www.facebook.com/papainoeldoscorreios) e no hotsite (www.correios.com.br/papainoelcorreios2012), onde é possível encontrar, além do histórico da Campanha, conhecer um pouco mais da atuação dos ajudantes e dos padrinhos e o regulamento para 2012.

Projeto Tchibum distribui brinquedos, alimentos e amor para crianças e idosos de Manaus


Formado por um grupo de amigos universitários, o ‘Projeto Tchibum’ trabalha em prol da alegria de crianças, jovens e idosos pobres de Manaus.

A idéia de formar uma equipe solidária surgiu em meados de 2012, quando após assistirem o documentário dos "Doutores da Alegria" na TV Cultura, os amigos decidiram distribuir amor e alegria para quem precisa.

Doações como brinquedos, alimentos, produtos de limpeza, entre outros, são entregues em diversas localidades da cidade como o Hospital Infantil da Compensa, a Casa do Idoso São Vicente de Paulo, escolas, instituições e bairros pobres.

Como Participar

A procura por doadores continua e as pessoas dispostas a ajudar, podem doar livros, sapatos, roupas, brinquedos unissex e outros.

Mais informações sobre local de entrega: Contatos: luizsimas.7@gmail.com / (92) 9101-6009 / (92) 8110-5868 (Luiz Simas); (92) 8203-3086 (Mariana Leite - Coordenadora do Projeto).