Publicidade
Entretenimento
PRODUÇÃO

Caprichoso finaliza gravação do DVD e trabalho deve chegar às lojas em junho

Captação do material audiovisual, gravado em quatro locações diferentes, foi concluída neste fim de semana, no Curral Zeca Xibelão, em Parintins 22/04/2018 às 14:23 - Atualizado em 22/04/2018 às 15:25
Show whatsapp image 2018 04 22 at 12.28.23
(Fotos: Glenda Dinelly)
Vitor Gavirati* Parintins (AM)

A uma semana do Festival Folclórico de Parintins de 2018, no dia 23 de junho, o Boi Caprichoso deve lançar o DVD 'Sabedoria Popular - Uma Revolução Ancestral'. A informação foi divulgada pelo presidente do bumbá, Babá Tupinambá, durante a gravação da última parte do produto audiovisual, nesse sábado (21), no curral Zeca Xibelão, em Parintins.

Este ano, o Boi da Estrela inovou e decidiu realizar a gravação de seu DVD com quatro locações: o Teatro Amazonas (em Manaus) e as cidades de Presidente Figueiredo e Santarém (PA), além da Ilha da Terra dos Bumbás. O material audiovisual também vai contar com imagens dos municípios de Novo Airão e Juruti (PA).

"A gente queria fazer algo diferente este ano. Algo que abrangesse todo o Norte. Eu não sei se vai ser o melhor DVD, mas vai ser um dos melhores de todos os tempos. O DVD não dá título, mas ele mostra o caminho a seguir na arena", afirmou Babá.

Segundo o presidente do Conselho de Arte do Caprichoso, Ericky Nakanome, aproximadamente dois mil profissionais estiveram envolvidos na gravação do produto audiovisual. O investimento para a produção, segundo ele, foi de aproximadamente R$ 300 mil.

"As cidades em que nós gravamos foram escolhidas de acordo com a dramaturgia construída pelo Conselho de Arte. Santarém, por exemplo, teve a questão da lenda do boto, que condiz com a nossa toada Boto Romanceiro. Esse DVD tem muito mais um sentimento de presente para as pessoas do que de recurso midiático. Hoje foi o momento de nós fecharmos o ciclo DVD e jogarmos todas as nossas forças para a arena", comentou Nakanome.

Dentro da proposta do touro negro, a gravação no Curral Zeca Xibelão serviu para a produção do material que exalta a festa de boi-bumbá e a cultura popular, tópicos aliados à arte contemporânea e à Amazônia no DVD deste ano.

Em Parintins, os pontos altos da gravação foram a participação dos itens femininos, o verso de desafio ao Boi Garantido - tirado pelo amo do Caprichoso, Prince do Boi - o momento em que a galera azulada cantou a toada Sensibilidade junto com o levantador de toadas David Assayag.

Na apoteose, ao final do espetáculo, com todos os itens oficiais e a direção do bumbá no palco, a galera ensaiou o grito de "bicampeão", após cantar clássicos como "Ninguém gosta mais desse boi do que eu" e "Viva a Cultura Popular".

O batuque africano e os figurinos abordando a temática cabocla e indígena ajudaram a trabalhar os saberes ancestrais propostos pela temática do Caprichoso para 2018.

A tradicional Caravana Azulada, promovida pelo Movimento Marujada, trouxe 600 pessoas de Manaus para acompanhar a gravação em Parintins. Muitos torcedores que não conseguiram entrar no Curral puderam acompanhar o espetáculo em um telão posicionado do lado de fora. 

Expectativa para o Festival

Entre os membros da diretoria do Caprichoso, a confiança para a conquista do bicampeonato do Festival Folclórico em 2018 é unânime.

"Eu me emociono de chegar no Curral ver o espetáculo que aconteceu aqui. A gente trabalha com as melhores pessoas. Então, para 2018, a nossa expectativa é de que será o maior Festival de todos os tempos. O Caprichoso vem forte, bem preparado. Nós vamos fazer um boi como se fazia na década de 90, grandioso", disse o vice-presidente do Caprichoso, Jender Lobato.

Gravação fortalece a economia de Parintins

Um dos pontos positivos destacados da produção do DVD destacados pelo presidente do Conselho Fiscal do Caprichoso, Saulo Vianna, vai além do retorno ao próprio Boi Caprichoso. Para Saulo, a gravação do DVD ajuda a economia de Parintins.

"Apesar de todas as dificuldades a gente conseguiu se organizar para gravar o DVD. O DVD tem uma simbologia. Ele movimenta a cidade, tem a chegada da caravana que vem de Manaus para assistir a gravação em Parintins. Além disso, o DVD é uma material de divulgação  e a gente espera com esse produto divulgar o Boi Caprichoso para outros lugares", avaliou.

Galera gostou do que viu

A nação azul e branca lotou o Curral Zeca Xibelão para acompanhar a gravação e afirma ter gostado do espetáculo. 

"Foi uma festa muito aguardada pela torcida azulada e até mesmo pela contrariada. Foi uma festa organizada, começou e terminou no horário previsto, toadas boas deste ano e ano passado complementaram as novas coreografias
Os itens estavam super preparados e uma galera com sede de mais uma vitória", afirmou a torcedora Rubielle Cavalcante.

"Eu achei muito diferente essa ideia do Caprichoso de gravar o DVD em outros lugares. Isso é um trabalho grandioso. Vai divulgar o Caprichoso para outros lugares, porque muitas pessoas não têm oportunidade para conhecê-lo", comentou a apaixonada pelo Boi da Francesa e do Palmares, Adriane Lima.

 *O repórter viajou a convite do Conselho Fiscal do Boi Caprichoso

Publicidade
Publicidade