Publicidade
Entretenimento
Vida

Casal dá dicas de alimentação para turistas vegetarianos

As orientações estão disponíveis no guia "Veg Por Aí" e contém indicações das 27 cidades em cinco países da América do Sul, visitadas pelo casal 23/01/2016 às 10:12
Show 1
Tiago e Daniele compartilham dicas e roteiros no Veg Por Aí há quatro anos
ISABELLE VALOIS Manaus (AM)

Planejar uma viagem é pesquisar e preparar a lista com os lugares que se deve visitar e onde se hospedar, para curtir bem a cultura e costumes do local.Com a alimentação não é diferente, e o desejo de conhecer a riqueza gastronômica da cidade explorada também deve entrar no planejamento da excursão.

Agora como fica a situação quando a pessoa adotou certas restrições alimentares? Pensando nisso, um casal de empreendedores e veganos – não comem nenhum produto de origem animal – criou um site com dicas de lugares voltados a este público.

Daniele de Miranda, de 30 anos, e Tiago Amorim, 29, do Rio de Janeiro, eram vegetarianos antes de descobrirem o prazer de viajar. No começo, eles contam, acabavam comendo qualquer coisa limitada nos lugares onde decidiam passar férias, pois não faziam planejamento voltado à alimentação, como o feito para pontos turísticos ou hospedagem.

“Quando percebemos que o planejamento da viagem deveria incluir também como e onde comer, começamos a descobrir coisas maravilhosas. Isso nos trouxe uma tranquilidade, deixando-nos mais felizes e nos permitindo fazer descobertas veganas maravilhosas”, explicou Tiago. “Começamos a registrar e compartilhar as informações, e assim surgiu a ideia de criar o Veg Por Aí”.

Pela América

Com quatro anos de existência, o Veg Por Aí (http://vegporai. com) compartilha essas descobertas com vegetarianos ou veganos interessados nos destinos já visitado pelo casal.

“Decidimos compartilhar nossas descobertas com outras pessoas que poderiam estar passando pelas mesmas dificuldades, e buscando uma experiência de viagem gastronomicamente rica para veganos”, reforça Daniele.

Desde a criação do guia, o casal visitou e compartilhou dicas de 27 cidades em cinco países da América do Sul. Para os dois, de todas as viagens, Peru foi um dos lugares que marcou em muitos sentidos.

“Há uma vasta oferta de restaurantes vegetarianos, a comida é muito saborosa, abundante e barata, as belezas naturais são incríveis, e a história e cultura do lugar nos fazem retornar às origens e raízes da América Latina”, contam eles, que visitaram Iça, Paracas, Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu.

Na Amazônia

No Norte, os empreendedores conheceram Belém do Pará, onde foram surpreendidos com os ingredientes regionais, em especial o jambu.

“Nos estabelecimentos vegetarianos de Belém, ele é usado no feijão, no salgado de forno. É muito divertida a sensação picante e de formigamento que essa planta provoca”, comentam.O casal aprovou ainda a oferta do açaí moído na hora e os sucos frescos de cupuaçu.

“Além disso, a quantidade de opções vegetarianas que encontramos foi algo digno de nota”, diz o casal, que espera visitar outras cidades da região, desta vez no Amazonas.

Além do site, o conteúdo do Veg Por Aí é divulgado nas redes sociais, e em outros blogs, revistas e páginas com que o casal colabora.

Planejar roteiros

Para Daniele de Miranda e Tiago Amorim, as regras de viagem básicas são: priorizar, simplificar e aproveitar o caminho. Para ajudar outros viajantes a organizar uma viagem adequada a seu estilo e seus gostos, o casal criou o serviço de Agenda de Viagem, que permite criar uma agenda para a viagem escolhida, com atividades e orientação de restaurantes conforme o gosto e afinidades do viajante.

Para realizar a agenda com um destino é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 25 por dia de viagem. Para múltiplos destinos ou mais de uma cidade o valor é de R$ 40 por dia de viagem.

Os 10 destinos mais vegetarianos do Brasil

1. São Paulo

2. Rio de Janeiro

3. Curitiba

4. Porto Alegre

5. Brasília

6. Florianópolis

7. Salvador

8. Recife 

9. Campinas (SP)

10. Belo Horizonte

Fonte:  Veg Por Aí

As 10 melhores cidades do mundo para vegetarianos

1. Los Angeles

2. Nova York

3. Cingapura 

4. Londres

5. Portland

6. São Francisco

7. Berlim

8. Toronto

9. Tóquio

10. Bangkok

Fonte:  www.happycow.net