Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

Casal se une e lança álbum 'Mafagafolândia' com canções infantis autorais

O projeto 'Os Mafagafos' foi criado por Lia Vicente e Pedro Caldas em 2010. O álbum ‘Mafagafolândia’ será lançando no dia 21 de outubro 13/10/2017 às 05:00
Show crian a 3
O casal encontrou nos filhos a fonte de inspiração para iniciar o projeto (Foto: Divulgação)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Em meados de 2010, os publicitários paulistas Lia Vicente e Pedro Caldas deram à luz ao pequeno Francisco, primeiro filho do casal. Os dois, apaixonados por música, iniciaram então uma busca por referências que pudessem garantir a educação musical do bebê. Em vão. Foi então que um ano mais tarde, o casal resolveu se unir para compor as próprias canções infantis. Nascia ali o projeto ‘Os Mafagafos’, que no próximo dia 21 lança seu primeiro álbum, intitulado ‘Mafagafolândia’.

Com dez faixas, sendo sete delas autorais, o projeto surge com o objetivo de levar uma variedade de estilos musicais, que vão do reggae a MPB, para crianças entre 0 e 4 anos de idade. Segundo Lia, foi o marido Pedro quem assinou a produção musical, além de ter sido peça fundamental no processo de composição ao lado dela.

 “A gente fazia muita interpretação de cantigas infantis e começamos produzindo duas músicas infantis entre 2011 e 2012. Em 2014 fizemos mais algumas e a gente começou agora por que ficamos ensaiando, enrolando, e como o Pedro passou a trabalhar numa produtora musical, a gente viu de que forma poderia fazer da maneira mais profissional possível, desde mixagem, masterização, registro das letras e fizemos de maneira publica por que as pessoas pediam”, revela Lia.

A canção homônima ‘Mafagafolândia’ é o carro-chefe e quem abre o álbum. Lançado como primeiro single do projeto, a música já conta com um videoclipe em forma de animação. Lia conta que a canção é a que melhor sintetiza o espírito sonoro do projeto e aproveita para destacar outras duas. “Tem ‘Chuva’ que eu gosto muito por causa da textura musical que ela possuí com os barulhos de chuva. Gosto muito de ‘Pão’ que foi uma música sem querer que a gente fez. Uma amiga estava dormindo com a filha aqui em casa e ai meu marido viu as crianças brincando, pegou e o violão e começou a cantar brincar junto”.

Alcançando as crianças

Hoje, o espaço que antes era ocupado por programas infantis na TV aberta foi reduzido a algo quase inexistente. O que seria uma desvantagem para quem sonhava em trabalhar com crianças anos atrás, hoje pode ser encarada como uma questão apenas de adaptação. Em meio a uma geração cada vez mais cibernética, o grupo vê na internet a melhor forma de atingir garotada que vem surgindo. “Como toda produção que a gente faz temos o nosso trabalho presente nas mídias digitais. Como se trata de um público muito novo que ainda não tem aquele poder de escolha, a ideia é atingir os pais para que eles acreditem no nosso projeto e passem as crianças”, explica a cantora.

Apesar disso, Lia mantém acesa a vontade de resgatar velhos costumes como brincar ao ar livre. Inclusive esta é a premissa por trás do projeto que a dupla pretende por em prática para rodar o Brasil. Com o “Baladinha dos Arteiros”, Lia e Pedro querem levar um espetáculo versátil, que misture brincadeiras com músicas. “A gente vai fazer o show de lançamento dentro de um evento chamado ‘Baladinha dos Arteiros’ e a ideia é fazer a turnê sempre com a baladinha, com brincadeiras ao ar livre e o show fechando”, pontua Lia.

Lista

1 – Mafagafolândia

2 – Redondo

3 – Chapeuzinho Vermelho (Pela estrada)

4 – O Sapo Não Lava o Pé

5 – Tem Gato na Tuba

6 – Melô do Xilofone

7 – Pão

8 – O Tobias é Legal

9 – Passarinho

10 – Chuva