Publicidade
Entretenimento
Vida

Casal uruguaio que cruza América do Sul em SUV deixa neste sábado (23) Manaus a caminho de Belém

Na obra literária “Que a vida não te viva”, o casal de turistas relata os principais motivos que o levaram a vender tudo o que tinha para ir buscar a felicidade de uma nova forma 23/01/2016 às 10:15
Show 1
Livro de Mário Sabah conta viagem antiga e ajuda a bancar atual roteiro
Isabelle Velois Manaus (AM)

O casal de turistas Mário Sabah, de 59 anos, e Serrana Vasquez, 55, largou e vendeu tudo o que tinha em Montevidéu, no Uruguai – local onde morava – para viver a vida de outra forma e com um único objetivo: conhecer a América do Sul, a bordo de um utilitário Citroën Mehari modelo 1977. Desde o dia 23 de dezembro de 2015, o casal se encontra instalado na praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, num pequeno trailer comprado na Venezuela, mas deve partir hoje para dar continuidade aos planos de viagem.

Sabah e Serrana saíram da cidade natal no dia 21 de dezembro de 2012, data em que terminava o calendário dos maias e que muitos acreditavam marcar o fim do mundo. Para sobreviver nos lugares por onde passou e por onde ainda deve passar, o casal vende um livro escrito por Sabah em 2011, quando ele retornou da primeira viagem que fez no Citroën, na ocasião ao lado dos dois filhos, Matias e Ismael Sabah.

Na obra, intitulada “Que a vida não te viva”, o turista relata os principais motivos que o levaram a vender tudo o que tinha para ir buscar a felicidade de uma nova forma. Além disso, revela os desafios vividos nos quatro anos de viagens, com os dois filhos, quando conheceram 45 países e cinco continentes, entre 2007 e 2011.

Mudança de vida

Sabah era dono de uma empresa de iluminação e de eletricidade em Montevidéu. Quando completou seus 50 anos, decidiu vender todos os bens e ir em busca da felicidade. “Completava meio século de vida, mas

não me considerava um homem feliz. Havia o estresse do dia, do trabalho, e várias obrigações. Foi então que decidi vender tudo e, com o dinheiro, viajar o mundo com meus dois filhos”, contou o viajante.

De volta ao Uruguai em 2011, Sabah imprimiu os primeiros exemplares do livro, que havia começado a escrever durante a viagem. Neste período, conheceu a atual esposa, Serrana, e depois de se casarem, os dois decidiram juntos realizar a viagem pela América Latina. O novo roteiro poderá render até um novo livro no futuro. “Serrana gosta de realmente conhecer, explorar, comer e outras coisas, então não consegui parar para escrever. Quem sabe quando retornar”, conjetura.

Atualmente, o casal compra alimentos e a gasolina com a venda de “Que a vida não te viva” nas cidades por onde passa. Após chegar à Venezuela, o casal conseguiu adquirir o trailer e imprimir a quarta edição do livro, desta vez traduzido para o português. Os 6 mil exemplares impressos devem ser vendidos nos próximos meses, no litoral brasileiro. No Brasil, o título pode ser adquirido pelo valor de R$ 40.

Reunião para comemorar

Hoje, Sabah e Serrana vão tomar a balsa para Belém, e de lá devem seguir para Fortaleza e demais cidades do litoral. Por meio do whatsapp, o casal se comunica com os demais familiares. Como Sabah completa 60 anos em abril deste ano, a família pretende se reunir no Uruguai para festejar. “Estamos nos programando para encontrar um dos meus filhos, que mora em Berlim, na Alemanha, em março, provavelmente em São Paulo, e de lá seguir para o Uruguai”, declara.

Após o planejado reencontro da família, Sabah e Serrana Vasquez vão traçar novos planos de viagem. “Isso é o que realmente eu gosto de fazer. Não importam as dificuldades, e se hoje não tenho moradia em algum canto do mundo, agora posso afirmar que sou feliz desse jeito. Tenho a mulher que eu amo do meu lado, e nosso trailer que nos ajuda a ir para todo lugar que imaginarmos”, conclui ele.

Na rede

Além do livro, registros das viagens de Mário Sabah podem ser conferidas na Internet, no endereço www.uruguay porelmundo. com/. Por meio do site, o viajante atende aos internautas que deseja-rem adquirir exemplares do livro “Que a vida não te viva” ou mesmo trocar ideias.

Números

Ao todo, 45 países estiveram no roteiro de viagem de Mário Sabah e dos dois filhos a bordo do Citroën Mehari 1977, entre 2007 e 2011. A atual viagem ao lado de Serrana Vasquez, iniciada em dezembro de 2012, deve terminar em abril deste ano.