Publicidade
Entretenimento
Vida

Catálogo da Pré-Bienal de Artes do Amazonas é lançado nesta sexta-feira (25)

O volume reúne fotos das principais telas em exposição na I Pré-Bienal de Artes do Amazonas, no Centro Cultural Povos da Amazônia 24/05/2012 às 20:08
Show 1
Catálogo reúne produção artística de autores amazonenses e anuncia o que virá com a I Bienal de Artes do Amazonas
JULIANA SÁ Manaus

A cinco dias do encerramento da Pré-Bienal de Artes do Amazonas, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) anuncia para esta sexta-feira (25), às 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, o lançamento do catálogo com os principais objetos de exposição no evento. Esta será a primeira vez em que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), promoverá o lançamento de um título voltado exclusivamente para a divulgação da produção artística de autores locais. Intitulado “Dos lápis de Di ao festim das Barrancas”, o catálogo servirá de referência para as peças que comporão a I Bienal de Artes Visuais do Amazonas, “Amazônia I”, a ser realizada em 2013.

Ilustrado com fotos das exposições, o livro oferece suporte multimídia com a inclusão de um DVD com menu interativo e depoimentos dos artistas participantes. O material fornece uma leitura do trabalho de artistas como Arnaldo Garcez, Aníbal Beça, Buy Chaves, Manausmacaco, Cristóvão Coutinho Batista, Eli Bacelar, Evanil Maciel, Francimar Barbosa, Helen Rossy, Jair Jacqmont, Otoni Mesquita, Rui Machado, Sebastião Alves, Sérgio Cardoso, Zeca Nazaré, Ligia Barros, entre outros.

A exposição é dividida em três momentos artísticos: Sala Homenagem – espaço reúne a coleção inédita de Hahnemann Bacelar (1948-1971) e estudos sobre a obra de Burle Marx (1909-1994); Sala dos Artistas Convidados: seleção de 30 artistas representantes de Manaus, Coari, São Paulo de Olivença e Parintins, composta por 24 pinturas, objetos e instalação e seis escritores de grafite; e a Sala Di Cavalcanti com acervo de desenhos e pinturas do artista. Este último acervo é originário do Rio de Janeiro, da exposição realizada no Centro Cultural dos Correios, intitulada “Di Cavalcanti: do desenhista ao pintor”.

Aberta para visitação no dia 30 de março, a exposição segue até dia 30 deste mês, das 9h às 12h e das 14h às 20h, e neste domingo das 14h às 20h. Pessoas com Deficiência (PcD) podem contar com tradutores de libras, folhetos em braille, canetas interativas, rampas e elevadores de acesso para cadeirantes.

*Com informações da Assessoria