Publicidade
Entretenimento
Vida

Centros culturais de Manaus oferecem arte, ciência e diversão para crianças

Pensando nos pequenos, A CRÍTICA preparou um roteiro com seis dessas opções: Biblioteca Emídio Vaz, Museu da Amazônia, Bosque da Ciência, Museu do Índio, Palacete Provincial e Museu do Curumim 25/08/2012 às 09:49
Show 1
Biblioteca Emídio Vaz conta com oito espaços lúdicos
ROSIEL MENDONÇA Manaus

Nada melhor do que reservar o domingão para passear com a família. Para além dos muitos shoppings e centros de consumo, Manaus também conta com diversas opções de programas culturais que têm tudo para atrair a atenção e cair no gosto da criançada. Pensando nos pequenos, A CRÍTICA preparou um roteiro com seis dessas opções: Biblioteca Emídio Vaz, Museu da Amazônia, Bosque da Ciência, Museu do Índio, Palacete Provincial e Museu do Curumim.

De segunda a sexta-feira, a Biblioteca Emídio Vaz, no Centro, oferece visita guiada pelos seus oito espaços, ou estações. Em funcionamento há 11 anos, o espaço conta com diversas atividades voltadas à garotada de 4 a 10 anos de idade. O prédio onde o centro cultural está instalado é um atrativo por si só: ele foi residência do Comendador Emídio Vaz d’Oliveira, que foi diretor da Associação Comercial do Amazonas.

De estação em estação, a imaginação das crianças pode correr solta. A Estação de Trabalho recebe todas as quintas-feiras apresentações de teatro de fantoche. Oficinas de pintura, mosaico e dobraduras estão entre as atividades desenvolvidas na Estação das Artes.

INTERESSE

Na Biblioteca Emídio Vaz, a reportagem acompanhou a visita de duas turmas de alunos do Centro Integrado de Educação do Amazonas (Cieam). A pequena Deborah Oliveira (foto), de 6 anos, é aluna da 1ª série e ficou encantada com a imensidão de livros que encontrou. “Acho que toda criança deveria ter uma biblioteca assim”, disse.

Mas, na biblioteca, as crianças entram em contato com livros e muito mais: a Estação da Astronomia proporciona uma viagem pelo Sistema Solar e, na Estação da Ciência, os visitantes mirins podem conhecer a anatomia humana.

NOS MUSEUS

Muita gente pode não achar, mas museu é sim coisa para criança. O Museu da Amazônia (Musa) e o Palacete Provincial são exemplos disso. Ocupando 100 hectares da Reserva Adolfo Ducke, o Musa oferece atividades semanais com jogos infantis, trilhas e contação de histórias.

O Palacete Provincial conta com nada menos que três museus, além de espaços destinados à arqueologia e ao acervo da Pinacoteca do Estado. Um prato cheio para os pimpolhos ligados em História e Artes.