Publicidade
Entretenimento
Vida

Cerca de 170 mil turistas são esperados para Manaus durante a Copa do Mundo

Os quatro jogos realizados na capital devem atrair principalmente visitantes americanos e ingleses, segundo a Amazonastur 16/06/2014 às 17:32
Show 1
Torcedores ingleses se misturam com os manauaras nas imediações da Arena da Amazônia, neste sábado (14)
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

A Copa do Mundo Fifa 2014, além de representar um dos momentos máximos na vida dos amantes da bola, ajuda a impulsionar a economia e o turismo dos locais onde acontece. Claro que no Brasil não seria diferente, e Manaus, uma das cidades-sede, está na rota de uma verdadeira horda de turistas que deve cruzar o país nas próximas semanas.

Segundo estimativas da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), cerca de 170 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, deve passar pela cidade durante as semanas do Mundial. O primeiro jogo na Arena da Amazônia, no último sábado (14), por exemplo, trouxe cerca de 14 mil ingleses a Manaus. As conhecidas cenas de bares lotados no Centro, muita festa e interação com os locais, portanto, devem se repetir outras vezes.

Até porque, segundo o órgão, mais de 35 mil turistas norte-americanos são esperados para a cidade, para o confronto entre seu país e Portugal, no próximo dia 22 (domingo). De acordo com a presidente da instituição, Oreni Braga, a estimativa tem como base as pesquisas realizadas pela Embratur, pelo Ministério do Turismo e pela própria Amazonastur. “Confrontamos todos os dados, desde a venda de ingressos, fluxo de turistas no aeroporto e também a taxa de ocupação hoteleira em Manaus”, afirmou.

O grande número de turistas americanos deve-se, segundo a presidente da Amazonastur, a vários fatores, mas os principais são os voos diários ligando Manaus aos Estados Unidos, a forte presença do Amazonas nos eventos de promoção turística naquele país, além da partida entre EUA e Portugal. “Historicamente, o principal emissor de turistas ao nosso Estado são eles, e, tendo um motivo a mais, o esperado é esse mesmo, uma invasão de americanos em Manaus”, destacou.

Ainda segundo o levantamento da Amazonastur, a Inglaterra é o segundo país com mais turistas durante a Copa em Manaus. A média esperada de turistas ingleses para os três próximos jogos é de 3,5 mil visitantes para cada partida. Em seguida vem a Suíça, com a estimativa de 2,5 mil turistas. Portugueses e Italianos vêm em seguida, com 2 mil turistas cada um. Alemanha e Colômbia, com mil turistas cada, fecham a lista dos principais emissores de turistas para Manaus durante os jogos Copa.

Esses dados se consolidarão após a pesquisa de satisfação ao turista, do perfil, tempo de permanência e gasto médio que a Amazonastur está realizando desde a última sexta-feira (13), com vistas a um balanço final.

* Com informações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).