Publicidade
Entretenimento
MULTICULTURAL

Chef Luiza Hoffmann fala sobre preferências e influências na culinária amazônica

Chef paulista revelou que pretende lançar sobremesa com sementes de Cumaru e Puxuri, compradas na Feira da Manaus Moderna. Luiza vai assinar cardápio do camarote Amazon Best, em Parintins 17/03/2018 às 19:18 - Atualizado em 18/03/2018 às 10:25
Show capturar
Foto: Jair Araújo
Mayrlla Motta Manaus (AM)

A culinária amazônica é um dos principais atrativos dos turistas para a região. O Mercado Adolpho Lisboa, conhecido como Mercadão, no Centro da capital amazonense é um dos lugares que detém grande parte dos temperos do Norte. E foi imersa no mundo das especiarias encontradas no espaço que a apresentadora do programa Bizu do canal Food Network, Luiza Hoffmann, gravou vídeos para o canal do youtube dela, que deve ser lançado em maio, mês do aniversário da chef paulista. 

A paixão de Hoffmann pela culinária iniciou ainda na infância.  Ela conta que cresceu na cozinha ajudando a avó, desde colhendo verduras e folhas na horta até na preparação de aves caipiras para o jantar. Foi através dessa vivência com o tempero de casa que Luiza inspirou-se para formar em Gastronomia pela Anhembi Morumbi, em São Paulo, e pelo Instituto Bocuse, na França.

“Eu fui crescendo e decidi trabalhar com a cozinha. Já lavei pratos, fui ajudante de cozinha, até estudar e trabalhar muito. Fiz bastante estágios e agora estamos aqui explorando os ingredientes do Amazonas”, conta.

Em Manaus, a cozinha de mão cheia - como assim gosta de ser chamada ao invés de chef, passou 15 dias e aproveitou para conhecer nossos pontos turísticos, além de fazer uma visita em Presidente Figueiredo, onde comeu um delicioso tambaqui assado às margens do Rio. “Fiquei encantada com o Amazonas. Tudo é muito bonito”, disse.

A chef aproveitou e deu uma passada pela Feira da Manaus Moderna e comprou sementes como Puxuri e Cumaru, para fazer algumas receitas em São Paulo. “Estamos bolando uma sobremesa com o Cumaru e o Puxuri ainda não sabemos o que fazer, mas com certeza vamos usá-lo, tanto no restaurante Terço, onde assino o cardápio em SP, quanto no programa Bizu. Vamos mostrar para o mundo os sabores da região”, disse.    

Preferências

Quanto às preferências culinárias ela conta que gosta de cozinhar de tudo. “Eu prefiro a cozinha salgada. Gosto de misturar ingredientes... Misturar cozinha asiática com brasileira, mas digo que gosto de fazer tudo multicultural, tudo misturado. Eu amo sentir o sabor do ingrediente. Hoje em dia as pessoas colocam manteiga, creme de leite em tudo, eu prefiro a essência, que remete à casa da avó, sabe?”, complementa.

Em julho a chef pretende voltar ao Amazonas para assinar o cardápio do camarote da Amazon Best, no Festival Folclórico de Parintins. “Ainda estamos conversnando”, afirma. Também na mesma época Luiza retornará à Manaus para ministrar um workshop para os estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UniNorte.

Publicidade
Publicidade