Publicidade
Entretenimento
Vida

Cidade em foco no novo blog de acritica.com

Questões urbanas de Manaus e temas ligados à Arquitetura & Urbanismo serão eixos do espaço do arquiteto Roberto Moita 08/05/2012 às 09:56
Show 1
Roberto Moita é arquiteto e urbanista, e já soma 23 anos de atuação na capital amazonense
JONY CLAY BORGES Manaus (AM)

A equipe de blogueiros do portal acritica.com recebe um novo reforço a partir de hoje, quando entra no ar o blog de Roberto Moita. Em sua página na home page de A CRÍTICA, o arquiteto e urbanista deverá enfocar questões urbanas de Manaus e ainda temas ligados aos segmentos de Arquitetura & Urbanismo, que são de sua especialidade. “A ideia é falar do meu ofício, trazendo um blog sobre os temas da minha profissão, que é a de Arquitetura & Urbanismo, com ênfase nas questões mais prementes do que chamaria de uma agenda dos temas urbanos de Manaus”, antecipa o novo blogueiro de acritica.com, que dirige o escritório Roberto Moita Arquitetos.

Debates
A proposta, ele acrescenta, é estimular o debate sobre os problemas urbanísticos da capital amazonense, examinando-os de forma minuciosa. “Quero fazer uma análise detida das questões, seja para tentar construir um caminho de superação delas, seja para aprofundar o debate mesmo”.

Moita – cujo portfólio de projetos em Manaus, onde trabalha há 23 anos, inclui o complexo de três torres do Millennium Center, o Sítio Passarim e a Nova Ponta Negra – pretende destacar em seu blog questões da atualidade. Exemplo disso será o seu post de estreia no espaço: intitulado “Yes, nós temos calçadas”, o texto abordará o problema das calçadas da capital amazonense, que recentemente foram apontadas como as piores do País por uma pesquisa elaborada por iniciativa do movimento Mobilize Brasil.

“Quero pegar alguns comentários que vi sobre esa pesquisa, inclusive locais, e fazer avançar um pouco mais o debate. Alguns se posicionam assim, outros de tal jeito, mas para onde vamos?”, ele adianta. “É um post provocativo, e vamos falar sobre esse tema outras vezes. Estou fazendo algumas fotos para ilustrar. A ideia é levantar a discussão e ser até um pouco didático”.

‘Cidadania urbana’
Moita destaca que é preciso estimular na população de Manaus uma postura mais crítica e consciente com relação à problemática urbana. “Existe uma necessidade de se desenvolver uma cidadania urbana, de pautar as questões próximas, a fim de desfazer os nós históricos de nossas deficiências historicamente construídas – a carência de equipamentos públicos, a falta de calçadas, as invasões, o comércio ambulante, os desafios da recuperação do Centro Histórico ou os desafios da mobilidade urbana, que tem a ver não só com o transporte público, mas com o trânsito e, particularmente, com o pedestre”.

Com a entrada no acritica.com, Moita espera ampliar a base de leitores e, com isso, o diálogo sobre tais questões. “O fato do blog estar associado a um grande veículo amplia a banda de acesso e a possibilidade dessas opiniões serem lidas. Passamos a dialogar com um público ampliado. Para mim é um misto de honra e também de desafio”, conclui.