Publicidade
Entretenimento
Vida

Circuito BNDES chega a Manaus neste domingo (26)

Esta é a terceira edição do evento, que circula por estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste 23/08/2012 às 07:55
Show 1
Orquestra de Câmara do Amazonas: resgate histórico
Virgílio Simões Manaus, AM

O Circuto BNDES Música Brasilis chega a Manaus no domingo, dia 26, realizando o resgate de composições históricas da música brasileira. A apresentação começa às 17h, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, Centro).

Esta é a terceira edição do evento, que circula por estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Na apresentação manauara, será executado o concerto “Fuga em Ré Menor”, do compositor Paulino Chaves (1883-1948), que nasceu em Natal (RN) e residiu principalmente em Belém e Manaus.

Segundo Rosana Lanzelotte, organizadora do circuito, será possivelmente a estreia do espetáculo. “As partituras estavam praticamente esquecidas, e só conseguimos fazer o resgate graças à ajuda de Lúcia Chaves neta do compositor. Coletamos partes separadas da partitura, e acredito que o próprio Paulino nunca chegou a executar a composição completa, como será agora, com uma orquestra de cordas”, comentou.

A obra de Chaves foi escolhida por estar historicamente ligada ao período áureo da borracha no Amazonas. O tema do circuito são os grandes ciclos econômicos nacionais.

Intervenções visuais

Uma novidade das apresentações são as projeções de vídeos que acompanham os concertos. Serão animações especialmente preparadas para cada obra executada. Uma forma de “ver a música”, segundo Lanzelotte.

A programação inicia com um concerto-palestra onde Lanzelotte conta histórias sobre a música brasileira e executa composições no cravo. A peça principal começa às 19h, quando a musicista divide o palco com a Orquestra de Câmara do Amazonas. Em musicabrasilis.org.br podem ser conferidas músicas recuperadas pelo projeto.