Publicidade
Entretenimento
Coleção Burle Marx

Coleção de joias é inspirada em desenhos de Burle Marx

A genialidade de Roberto Burle Marx recebe leitura diferenciada e ganha vida na criação de designers da H. Stern 23/08/2012 às 11:16
Show 1
Coleção é inspirada nos desenhos de joias feitos por Burle Marx
acritica.com Manaus

Criatividade e ecletismo eram a tônica de Roberto Burle Marx , famoso arquiteto e paisagista brasileiro que possui diversos talentos.  Marx também era pintor, escultor, chef de cozinha, cantor de ópera e designer de joias. Apaixonado por sua arte era um criador e trabalhador incansável.

Burle Marx começou a desenhar joias em 1948 e  ao lado do irmão Haroldo, gemólogo, deu vida a várias peças que surpreendem  pela vanguarda nas formas fugindo aos modelos de joias tradicionais.

Usando giz colorido sobre cartão preto, Marx assinava e numerava cada  um de seus desenhos.  De sua mente criativa, ao longo de quase 20 anos,  o artista criou cerca de 2 mil joias.  O artista encarava a joalheria como uma arte. Nas suas palavras , joias são “ mensagens de ternura a todos os povos”.

Alguns dos desenhos de Marx inspiraram a H. Stern a criar uma coleção que reúne 26 novas peças, divididas em 5 linhas, batizadas com nomes que remetem ao mundo de Burle Marx. São brincos, colares, anéis e pulseiras de ouro amarelo, ouro branco, diamantes em diversos tons e também granadas vermelho-fogo.

A relação entre a família Marx e Stern é de longa data, uma amizade também relembrada na nova coleção. Os Stern vieram para o  Brasil em 1939 e foram acolhidos na casa da família Burle Marx, no Leme, Rio de Janeiro.  A ligação entre as duas famílias levou a H. Stern a adquirir, em 2006, o direito sobre as criações do artista para joias que são agora reinterpretadas pelos designers da joalheria.