Publicidade
Entretenimento
Vida

Comemoração do 'Dia das Crianças' promove carinho, solidariedade e muita alegria

A cidade toda está alegre com a euforia das crianças, que pedem presentes, mas também atenção, carinho e o amor das famílias 12/10/2012 às 08:17
Show 1
Crianças conheceram, ontem a ‘Horta da felicidade’, cultivada no quintal da superintendência da Polícia Federal
Náferson Cruz Manaus (AM)

O Dia das Crianças, comemorado hoje, é a data que os “petizes” aguardam ansiosamente não apenas por presentes, mas por carinho e atenção. No abrigo Moacyr Alves, localizado no bairro Alvorada 1, Zona Oeste, cerca de 50 crianças portadoras de necessidades físicas e especiais, esperam todos os dias por doações de alegria e toques de amor.

Porém, poucos são os contatos com os pequenos. A maioria das visitas acontece aos sábados ou quando são levados a visitas e ‘tour’ pela cidade por meio do programa “Mães e pais de coração”, idealizado pela Casa Espírita Thomás de Aquino.

Ontem, dia que antecedeu a data “mais importante” do ano para os  pequenos, eles puderam conhecem de perto a “Horta da felicidade”, cultivada   na sede da Polícia Federal, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, que fornece hortaliças em volume e escala constante ao próprio abrigo e para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc).

Segundo a assistente social do abrigo Moacyr Alves, Maria Socorro Bezerra, 38, o objetivo da visita foi promover a participação e conscientização das crianças no processo de produção de alimentos, além de integrá-las com a natureza. Entre os visitantes, estava João Vitor Lelis, 12, portador de necessidade  especial, que ficou bastante entusiasmado em conhecer o cultivo das hortaliças.

Para hoje, João Vitor, um dos poucos que faz o contato verbal, disse que aguarda ansiosamente a visita de sua ‘madrinha’, que para ele, será o melhor presente do dia das crianças. “Ela é importante para mim”, disse.

Programação

A partir da tarde de hoje até domingo, o Parque Cidade da Criança, na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Sul, oferecerá uma agenda especial para os pequenos como parte da programação do Dia das Crianças. Música, brincadeiras, apresentações teatrais e atividades educativas serão oferecidas. 

Simpósio

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Programa Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente  realiza o simpósio “Quebrando os muros do silêncio”, das 14h às 18h, no auditório Eulálio Chaves na Universidade Federal do Amazonas. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a importância do tema “Violência contra a criança e o adolescente: como evitá-la”.

Festa na FCecon


Crianças portadores de câncer se divertiram na festa que antecipou o dia delas (Foto: Divulgação)

Uma festa diferente movimentou a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas. Várias atividades foram  promovidas para aproximadamente 50 crianças com idade até 12 anos, a maioria paciente da instituição.

Afeição e presença são os desejos

Por conta do Dia das Crianças, muitos ambientes escolares iniciaram as comemorações no decorrer da semana, a exemplo das escolas Idaam, que buscaram homenagear os alunos com lazer e entretenimento.

Durante a diversão, mesmo descontraídas, algumas delas pediram aos pais a continuidade da afeição por muitos anos. “Quero que meus pais continuem cuidando de mim com muito carinho”, disse Maria Vitória Bentes, 3, estudante do maternal 2 no  Idaam, no Parque 10, Zona Centro-Sul.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).