Publicidade
Entretenimento
Vida

Companhia de teatro amazonense sai em turnê pela América do Sul

 Em setembro, o grupo inicia sua turnê pela América do Sul passando por Buenos Aires, Montevidéu, Assunção, Santiago e La Paz 01/08/2012 às 08:22
Show 1
Dyego Monnzaho faz "Cultura da carne: alteridade porco"
RAFAEL SEIXAS ---

A temática ousada presente nos espetáculos da Cia Cacos de Teatro poderá ser conferida e analisada por outros olhares. Em setembro, o grupo inicia sua turnê pela América do Sul passando por Buenos Aires, Montevidéu, Assunção, Santiago e La Paz. A circulação está sendo financiada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2011) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Na turnê, que inicia 3 de setembro e se estende até o dia 20 do mesmo mês, a Cacos encenará “Mãe in loco”, “Cultura da carne: alteridade porco”, “Trans” e “[OFF] Inferno ou lave os céus para que eu morra” – com os dois últimos eles faturaram três prêmios no Festival de Teatro da Amazônia (2010 e 2011).

Retorno
 “Essa não é a primeira vez que nos apresentamos fora. Em 2009, na Argentina, encenamos ‘O marinheiro’, primeiro espetáculo da companhia, durante o festival internacional de teatro e dança. (...) Quando saímos de Manaus, os olhares para o nosso trabalho foram muito receptivos”, relembra Dyego Monnzaho, um dos integrantes da Cia Cacos de Teatro e coordenador geral do Festival Breves Cenas de Teatro. “Queremos projetar o nome da companhia nesses países e mostrar o nosso trabalho dentro da maturidade que a Cacos está vivendo.

Estamos desenhando uma linha de pesquisa, e isso será uma espécie de termômetro dentro de um campo internacional. Não temos certeza, na verdade, de como será a recepção, mas achamos que nossas produções irão causar um impacto positivo”, complementou. Os espetáculos da Cacos trazem temáticas que enfocam nas culturas sociais, relação do ser humano com o próprio corpo, espetacularização dos desejos e o pós-guerra.

Aula-espetáculo
Durante a passagem pelas cidades, os artistas da companhia vão desenvolver o projeto “Open Space”, em que ministram aulas-espetáculo com a temática corporal, contemporânea e questionadora presente em suas montagens. Segundo Francis Madson, integrante da Cacos, o “Open Space” será uma maneira de conhecer o cenário teatral de cada lugar. “Vamos nos apresentar três dias em cada capital, por isso vamos fazer o projeto, pois será o momento de conhecermos a produção da cidade. É uma aula-espetáculo, uma preparação corporal que fazemos dentro da companhia. Depois amadurecemos isso para dentro da própria aula e isso desembocará na apresentação de nosso espetáculo, que é o ‘Trans’”. A turnê pela América Latina faz parte das ações em comemoração pelos cinco anos de fundação da Cacos.

Agenda
A Cia Cacos de Teatro conta uma agenda quase toda fechada até o final do ano, tendo apresentações em alguns festivais do País e em Manaus. Para mais informações sobre a companhia, suas apresentações, entre outros, acesse http://ciacacosdeteatro.
blogspot.com.br.

Saiba mais
Nesse domingo, às 15h, no Casarão de Ideias (rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro), a Cacos faz o “Aulão Cia Cacos”. A finalidade é selecionar uma mulher (a partir dos 18 anos) para ficar no lugar da atriz Ana Paula Costa – que viajará para estudar em Londres – numa das montagens da companhia. Homens podem participar da aula que será desenvolvida no dia.