Publicidade
Entretenimento
Vida

Companhia Luna Lunera, de MG, apresenta espetáculo em Manaus

Companhia de teatro mineira traz para a cidade espetáculo baseado em conto de Caio Fernando Abreu 19/03/2013 às 10:57
Show 1
Após a apresentação do sábado, os atores vao realizar um bate-papo com o público
Rosiel Mendonça Manaus, AM

Neste fim de semana, os fãs das artes cênicas vão poder conferir um espetáculo com um conceito diferente. O drama “Aqueles dois”, baseado no conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, será apresentado pela Cia Luna Lunera, de Minas Gerais, no palco do Teatro da Instalação, em sessões únicas na sexta (22), sábado (23) e domingo (24), às 19h. O grupo está circulando com o trabalho pelas regiões Norte e Nordeste com o patrocínio da Eletrobras Eletronorte e da Chesf, por meio do Ministério da Cultura.

A montagem é fruto de um processo de criação colaborativa desenvolvido dentro do próprio grupo, em meados de 2007, mesmo ano de estreia do espetáculo. Os estudos foram baseados na técnica corporal “Contato Improvisação”, criada por Steve Paxton, e no “Método das ações físicas e vocais”, desenvolvido por Stanislavski. O resultado é uma produção em que “atores criadores” comandam a dramaturgia, a direção e a atuação.

Segundo um dos integrantes da companhia, Cláudio Dias, dizer o que é certo e errado, no contexto de um espetáculo, não é papel apenas do diretor – a experimentação das ideias junto ao público também contribui para a construção das cenas. “Esse trabalho surgiu de imersões na obra do Caio. Fomos agregando ideias e experimentando roteiros. Por isso, não houve um único diretor, e o processo se transformou num exercício de direção e dramaturgia compartilhadas”, complementou.

FORMAÇÃO

Para quem tiver curiosidade em conhecer as etapas de criação de “Aqueles dois”, a Cia. Luna Lunera vai realizar uma oficina gratuita voltada para atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas. A atividade tem início hoje e segue até quinta-feira, dia 21, das 19h às 22h, no Café Teatro (av. Sete de setembro, Centro, ao lado do Basa). A ficha de inscrição está disponível no site http://www.cialunalunera.com.br e deve ser encaminhada para o e-mail cialunalunera@cialunalunera.com.br. Serão oferecidas apenas 20 vagas.

CUMPLICIDADE

“Aqueles dois” é ambientado na rotina de uma “repartição” (metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho), onde nasce um laço de cumplicidade entre dois novos funcionários, Raul e Saul. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão.

Serviço

o que é: Espetáculo “Aqueles dois”, com a Cia. Luna Lunera (MG)

onde: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, S/Nº, Centro

quando: Sexta, sábado e domingo, às 19h

quanto: R$ 10 (meia entrada)