Publicidade
Entretenimento
Teatro Amazonas

Concerto da Série Guaraná traz Tchaikovsky nesta quinta (20), no Teatro Amazonas

O programa da noite será o concerto para violino e orquestra e a 5° Sinfonia de Tchaikovsky. De acordo com o maestro Carlos Prazeres, a plateia vai sair de alma lavada ao escutar as obras do russo 20/09/2012 às 09:09
Show 1
O solista da noite será o violinista Luíz Fïlíp
Rafael Seixas Manaus, AM

A melodia viva e até em certos pontos exagerada do compositor russo Tchaikovsky (1840-1893) embalará o concerto da Série Guaraná, nesta quinta (20), às 20h, no Teatro Amazonas, tendo a participação do maestro Carlos Prazeres (titular da Orquestra Sinfônica da Bahia e regente assistente da Orquestra Petrobras Sinfônica no Rio de Janeiro), que irá reger a Amazonas Filarmônica, e do solista (violino) Luíz Fïlíp, único brasileiro integrante da Orquestra Filarmônica de Berlim.

O programa da noite será o concerto para violino e orquestra e a 5° Sinfonia de Tchaikovsky. De acordo com o maestro Carlos Prazeres, a plateia vai sair de alma lavada ao escutar as obras do russo.

“Ele é um compositor, até por pertencer ao período romântico, muito apelativo. As pessoas conhecem suas obras, como a ‘Valsa das flores’, que é do ‘Quebra-Nozes’, e o concerto para violino que acaba de aparecer no filme ‘O concerto’. Tchaikovsky tem uma melodia célebre”, afirma Prazeres, que já se apresentou diversas vezes em Manaus, tendo até já regido a Amazonas Filarmônica há cerca de seis anos.

“Manaus é um lugar que tenho muito carinho, que tem uma tradição de música clássica (termo que gosta de usar). O maestro (Luiz Fernando) Malheiro (titular da Amazonas Filarmônica) faz um trabalho muito bom. O Festival Amazonas de Ópera é conhecido no mundo todo e, na verdade, o Teatro Amazonas facilita muito, porque é uma joia. Temos tudo para ter um celeiro de música clássica aqui”, complementa.

Novato

O violinista Luíz Fïlíp se apresentará pela primeira vez na cidade. Segundo o próprio, ele estava na expectativa de tocar em Manaus há vários meses.

“Quando recebi a proposta foi uma alegria. Sempre quis conhecer o Teatro Amazonas, quando entrei (ontem) e vi aquela sala maravilhosa, com uma acústica muito boa, fiquei maravilhado. Espero que seja um concerto muito bom amanhã (hoje)”, informou o paulista, que atualmente vive na Alemanha e que esse ano venceu o concurso para integrar o naipe do 1° violino da Filarmônica de Berlim. Foi a primeira fez que a orquestra votou com unanimidade em um candidato.

Investimento

Fïlíp, que estuda o violino desde os 4 anos de idade, afirma que o Brasil ainda tem que investir muito na música clássica para chegar no mesmo patamar da Alemanha e até dos Estados Unidos.

“Melhorou os investimentos, temos orquestras muito boas, que estão fazendo uma programação, mas ainda falta ensino de base. Música clássica é algo que a pessoa tem que começar muito cedo. Tive sorte de começar aos 4 anos de idade”.

O ingresso de plateia  para o concerto da Série Guaraná custa R$ 20 (por pessoa). Os demais espaços (frisas e camarotes) têm entrada franca.

Serviço

O que é: Concerto da Série Guaraná

Onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro

Quando: Nesta quinta (20), às 20h

Informações: (92) 3232-1768