Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

Concerto de piano celebra vida e obra de Heitor Villa-Lobos neste domingo (22)

A programação será realizada para celebrar 130 anos de nascimento do compositor brasileiro, no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus 19/10/2017 às 11:37 - Atualizado em 19/10/2017 às 11:51
Show ant nio neto
O pianista Marcelo de Jesus também é regente adjunto da Amazonas Filarmônica (Foto: Antônio Neto/Divulgação)
acritica.com Manaus (AM)

Em 2017, celebram-se os 130 anos de nascimento do grande maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos (1887-1959). E fazendo jus ao aniversário do maestro, neste domingo (22), a partir das 11h, o Centro Cultural Palácio da Justiça recebe o concerto especial 130 Anos de Villa-Lobos, com o pianista Marcelo de Jesus. O recital é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Com duração de cerca de uma hora, a apresentação terá em seu repertório obras conhecidas de Villa-Lobos, como as Bachianas Brasileiras N° 4 e N° 5, Polichinelo, Canção do Amor e Melodia Sentimental, além das cirandas do compositor: Terezinha de Jesus, O Cravo e a Rosa, Nesta Rua e A Canoa Virou. O recital terá como convidada especial a soprano Dhijana Nobre, do Coral do Amazonas, que cantará a Canção do Amor, a Melodia Sentimental e a parte vocal das Bachianas Brasileiras N° 5.

Marcelo de Jesus, que também atua como regente adjunto da Amazonas Filarmônica, explica que a ideia do concerto vem de sua relação com as obras de Villa-Lobos. “Ainda na faculdade e nos meus estudos de Piano, um dos compositores a que eu mais me dediquei foi Heitor Villa-Lobos. Quando cursei a especialização na Itália, meu trabalho era justamente sobre as obras de Villa-Lobos para piano, e toquei parte dessas obras num recital na Embaixada do Brasil em Roma”, explica ele.

“Outro pilar da nossa relação com Villa-Lobos é o fato de termos, junto com a Amazonas Filarmônica, feito a execução integral das Bachianas Brasileiras e dos Choros que ele compôs”, afirma. “Junto com essas obras, ainda executamos outras, como Mandu-Sarará, Uirapuru, e a ópera Yerma, todas na minha regência. Consigo ver em Villa-Lobos um compositor erudito e ao mesmo tempo popular, que é algo muito atual. É inspirado nele que gosto de trilhar minha linha musical”, completa o pianista.

Heitor Villa-Lobos 

Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de março de 1887, é considerado um dos maiores compositores da música sinfônica brasileira. Compôs mais de 50 obras, entre peças sinfônicas, peças de câmara e corais, além de ter escrito peças para violão, piano e música vocal.

Villa-Lobos se apresentou no Teatro Amazonas, em Manaus, no ano de 1911, como violoncelista. O compositor é considerado um dos precursores do nacionalismo na música, tendo composto inúmeras peças com este teor, tendo atuado, inclusive, na difusão do ensino do canto orfeônico nas escolas de Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil, transformado, mais tarde, na disciplina de Educação Musical.

Marcelo de Jesus

Considerado um dos mais atuantes regentes brasileiros, é graduado em Piano, Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Estudou com grandes nomes da música erudita brasileira, como Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna, Edmundo Villani-Côrtes e Homero Magalhães. Na Itália, estudou com a professora Carmella Pistillo, na Academia Santa Cecília, em Roma.

Desde o ano de 1999, atua como diretor artístico adjunto do Festival Amazonas de Ópera, onde fez sua estreia de fato como diretor musical e regente no ano de 2001, na ópera A Flauta Mágica, de Mozart. De Jesus também atua como regente adjunto da Amazonas Filarmônica e regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), e atualmente, é diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas.

Serviço

O quê: Concerto 130 Anos de Villa-Lobos, com Marcelo de Jesus e Dhijana Nobre
Local: Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro

Data/hora: Domingo, dia 22 de outubro, às 11h
Entrada: Franca
Classificação indicativa: Livre

*Com informações de assessoria de imprensa