Publicidade
Entretenimento
Vida

Confira o roteiro cultural do feriado da pátria

Se você quer fugir do tédio neste feriado prolongado da semana da Pátria, confira os programas especiais que estão rolando em Manaus 05/09/2012 às 15:38
Show 1
Roteiro do feriado da pátria
Bruno Strahm Manaus (AM)

O feriado prolongado da semana da pátria é um dos mais esperados durante o ano. Para muitos, o fim de semana começa na terça-feira (4), e a última coisa que se deseja é ficar em casa sem fazer nada.

O portal acritica.com preparou umas dicas para você tentar fugir do tédio e descobrir aquele programa certo para curtir com a família, a namorada, e amigos. 

Baladas

De volta ao palco manauara, a banda Fresno toca na quarta-feira (5) no Republica Real tocando as músicas de seu último álbum intitulado “Revanche”. É um retorno esperado pelos fãs da banda, que não a vêem desde que o vocalista Lucas Silveira lançou-se em carreira solo.

O Cabaret Night Club traz a durante toda esta semana a “Maratona da Independência”, com uma festa temática para cada dia. A ideia é celebrar a elevação do Amazonas para a categoria de província, e claro, a independência da república.

Duas das maiores cantoras da atualidade irão duelar na quinta-feira (6) no Republica Real, onde ocorre a festa “Beyoncé VS Rhianna”. O line up de Djs inclui Tany Monteiro, Raphael Bernardino, Rods e Omã.

A festa “Elas Cantam Rock”, no Allegro, quinta-feira (6), traz as intérprete Jôci Carvalho, Bella Queiroz, Rebecca Grana e Lilian D’araújo cantando os sucessos de grandes artistas do rock nacional e internacional. Alanis Morisette, Rita Lee Janis Joplin e Cássia Eller serão homenageadas.

A festa Belvedere Party vai agitar o All Night Pub na quinta-feira (6) com apresentações do DJ Sandro Souza e do cantor Adriano Arcanjo.

Na sexta-feira (7) da independência quem comanda a festa são as bandas Alaídenegão, M.O.E. e Soda Billy homenageando o grupo Sublime, no Espaço R2, que funciona no Eleven.

O NuMetal tem vez e voz no Porão do Alemão, sexta-feira (7), onde a banda Fullgas e Critical Age cantam o melhor do Slipknot,Rage Against the Machine, Korn, e claro, System of a Down.

A música eletrônica embala a 7º edição do Sundreams, sábado (8), no município de Iranduba. O line up traz Etic Live, Mechanimal, Sandy JK, Djs Raulzito, Yehudi, Dodo, Guerra e Jr PSY. Os ingressos estão disponíveis nas lojas do Fast Temaki. Mais informações pelo telefone: 8123-3524.

O público mais alternativo não marca touca quando se tem o Muiraquitã funcionando no sábado (8), e se a banda preferida de Manaus, Alaídenegão, estiver por lá, melhor ainda. A Dj Maíra também se apresenta. Espere cerveja gelada, sinuca, petiscos deliciosos e muita gente bonita. Tudo ao ar livre, programa imperdível.

 

Fecani

O tradicionalíssimo Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) chega firme e forte na sua 28º edição.

Ele acontece no município de Itacoatiara – a 176 quilômetros da capital - nos dias 5, 6, 7 e 8 apresentando os melhores artistas da música autoral do estado, como Cabocrioulo, Cileno, Rabo de Vaca, Imperador David Assayag.

Tom Cleber apresenta-se no dia 5 com seu já conhecido set list de versões acústicas para os grandes sucessos da MPB e do pop rock nacional, o cantor Belo não vai deixar nenhum pagodeiro se sentir deslocado no dia 6, a dupla medalhão do sertanejo brasileiro Zezé de Camargo & Luciano promete fazer a cidade tremer no dia 7 e Fagner vai embalar os corações apaixonados - e alguns partidos – no dia 8.

O Fecani não reúne apenas música, a cidade de Itacoatiara se transforma para receber diversos eventos que fazem parte do festival. Tem teatro, concursos culinários, campeonatos de dominó e xadrez e  diversos outros programas.

No site oficial (www.fecani.com.br) você encontra maiores informações, prepare seu carro para viagem ou organize uma caravana de amigos para curtir quatro dias inesquecíveis.

Fique atento na estrada, pois o Detran e a Polícia Militar farão operações constantes em todo o trecho, com blitzes e radares móveis.


Cinema, teatro e exposições

Quem prefere um programa mais light pode curtir a estreia de “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros”. Uma deliciosa história ficcional de como o lendário presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln salvou o mundo de uma legião de vampiros. Este seria o real motivo da Guerra Civil americana que colocou o norte do país contra os estados separatistas do sul.

“Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo” é a comédia romântica da vez. O filme conta a história de Dodge (Steve Carrell) e Penny (Keira Knightley) que vivem os últimos dias no planeta Terra, que está na rota de colisão de um meteoro. Os dois saem em uma jornada na busca por antigos amigos e amores distantes.

Os fãs dos astros de ação dos anos 80 que ainda não tiveram a oportunidade de assistir “Os Mercenários 2” por falta de tempo, agora não terão desculpas. Afinal, quais são as chances de vermos Stallone, Willis, Van Damme, Schwarzenegger e Cia juntos novamente em um longa?

Outra opção de diversão é a 1ª Feira Mundial do Artesanato Mundial. O evento reúne peças feitas em cerâmica por indígenas e ribeirinhos do Amazonas. A ideia é tratar o material como produto de exportação. Vale à pena conferir a arte tipicamente amazônica impressa em vasos e pratos decorados de forma curiosa e bela. Quem tiver interesse é só ir ate o centro e convenções do Manaus Plaza Shopping, no horário de funcionamento do lugar.

Tem também a exposição de fotografias de Ruth Jucá “Manaus Retratos de uma Brasileira”, pode ser conferida no sábado (8) e domingo (9). São 21 fotos em cores, e preto e branco que retratam o aspecto urbano da terra dos Manaós. Quem quiser conferir a exposição pode ir até a Casa das Artes, na Rua José Clemente, 564, Centro, das 17h às 21h.

O espetáculo “As Pontes de Madison” estará em cartaz no sábado (8) e domingo (9) no Teatro Direcional, no Manauara Shopping. A peça é uma adaptação de um romance do autor Robert James Weller, que também rendeu o filme com Clint Eastwood e Meryl Streep. O enredo conta a história do fotógrafo Robert Kincaid, vivido na peça por Flávio Galvão, e da dona de casa Francesca Johnson, interpretada por Mayara Magri. Os dois acabam vivendo um amor impossível e é garantia de emoções fortes para o público que for conferir.



As Cachoeiras de Presidente Figueiredo

Caso o leitor seja uma pessoa aventureira e queira passar os dias de feriado longe da agitação do meio urbano, a melhor sugestão é colocar o pé na estrada e ir bater em Presidente Figueiredo.

O município fica a 117 quilômetros de Manaus e, é conhecido por suas belas cachoeiras, corredeiras, grutas e cavernas, ou seja, a diversão está garantida para os amantes de esporte radicais ou mesmo para quem quer apenas um maior contato com a natureza.

Na estrada anexa ao município de Presidente Figueiredo, encontra-se uma extensão de diferentes cachoeiras localizadas em propriedades particulares. A média de custo da entrada em cada uma delas é R$ 10 por pessoa.

O visitante também não pode deixar de experimentar o tradicional café da manhã regional nos diferentes locais espalhados pelo município, assim como os pratos típicos, como a caldeirada de tambaqui, e os peixes fritos e assados. Se pesquisar bem é possível encontrar refeições a um preço bastante atrativo.

Quem quiser conferir a cachoeira pública da cidade também é acessível. Presidente Figueiredo conta com uma estrutura de recepção ao turista eficiente. Basta dirigir-se ao Central de Atendimento ao Turista (CAT) da cidade e ficar sabendo a localização exata dos melhores lugares para se hospedar e conhecer.


Balneários além da ponte

Com a construção da Ponte sobre o rio Negro ficou mais fácil conhecer balneários belíssimos e até praias em outros municípios próximos a capital do Amazonas.

Uma praia às margens do rio Negro, no quilômetro 28 da Rodovia Manoel Urbano (AM-070) em Iranduba,  a 27 quilômetros de Manaus, é uma daquelas maravilhas que aos poucos está sendo descoberta pelos manauaras.

Outra opção fica a 11 quilômetros da rodovia, a Açutuba, uma joia escondida na floresta. Com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, a praia está atraindo cada vez mais curiosos para saber como ela é. Perfeita para um dia de descanso e tranquilidade para quem quer ficar de “bubuia”.

Os quatro restaurantes localizados na orla da Praia Açutuba, no quilômetro 28 da AM-070, em Iranduba, funcionam todos os dias de 7h até às 19h. Os dias mais visitados são os feriados e durante o fim de semana. O acesso de carro chega até a praia.

Os visitantes das praias de Iranduba devem ficar atentos antes de viajar. É preciso se planejar. É bom levar comidas e bebidas de casa para não passar dificuldades. E claro, não esquecer de colocar tudo em sacos plásticos para não poluir as praias.