Publicidade
Entretenimento
Vida

Confira um roteiro de casas especializadas no preparo de empadas em Manaus

A empada certamente possui seus amantes em todas as regiões, em Manaus não poderia ser diferente. Saiba onde encontrar as melhores iguarias do gênero 14/02/2014 às 10:55
Show 1
Empresas hoje vão além do tradicional na hora de preparar a delícia
Laynna Feitoza ---

Quem resiste àquela iguaria (doce ou salgada) cuja massa dissolve na boca? A empada, um dos salgados mais populares do Brasil, certamente possui seus amantes em todas as regiões do País. Em Manaus não podia ser diferente: cada vez mais surgem casas especializadas no preparo de empadas, e o BEM VIVER reúne nesta sexta-feira (14), numa só edição, um roteiro para quem quiser conhecer e experimentar o salgado em suas mais variadas facetas. Confira!

Empada Brasil


Com seis meses em Manaus, a franquia no Shopping Ponta Negra oferece mais de 100 tipos de empadas (feitas sempre no dia) em cinco linhas: a tradicional, que inclui frango, calabresa, palmito e frango com catupiry; a especial, com camarão com catupiry, bobó de camarão e quatro queijos; a brasileirinha (onde a empada carioca leva no recheio carne moída, azeitona e ovo; a paulista leva calabresa com cebola e a mineira, milho, bacon e catupiry); a linha doce, com sabores chocolate, nutella, cupuaçu, doce de leite, nega maluca (com pedaços de chocolate), entre outras. E para quem preferir ficar longe dos ingredientes que engordam, a linha integral traz empadas como a de brócolis, cenoura e palmito e espinafre com ricota. “Para quem gosta de sabores exóticos há empadas de salmão com rúcula, bacalhau e pirarucu”, apontam os proprietários, Lorena Souza e Luciano Siqueira. Telefone: (92) 3667-7272.

Bárbaros Confeitaria


A Bárbaros Confeitaria (rua Pará, 425, Cj. Vieiralves) funciona de terça a sábado, e para cada dia reserva um cardápio específico de empadas. Segundo Maurício Pardo, proprietário do local junto à esposa Milene Ribas – que é a chefe de cozinha da casa – as terças são reservadas para a divertida empada “Que Bebe”, que leva carne seca, abóbora e requeijão, e para a de cogumelo shitake. Às quartas, o público pode conferir a empada de bobó de camarão fresco, e a de filé com banana pacovã e um toque de pimenta Baniwa, produzida pelos índios da mesma etnia, em São Gabriel da Cachoeira. Às quintas, quem comanda são as empadas de creme de milho com linguiça, a de palmito com creme de parmesão e a de bacalhau com requeijão. O sábado repete os sabores disponíveis da quarta. Telefone: (92) 3584-6759.

Miss Doçura


O lugar pioneiro no preparo de macarons em Manaus e abrigo do famoso sanduíche gratinado Croque Monsieur também não fica de fora quando o assunto é empada: o Miss Doçura (avenida Guilherme Paraense, 464, Adrianópolis) oferece o salgado em regime de “dia sim, dia não”, de acordo com a proprietária Érika Maranhão. “Temos o básico de empada, como carne seca, frango cremoso e camarão, mas uma vez por semana nós criamos empadas diferentes”, destaca, lembrando que no rol das especiais já foram preparadas a de mix de cogumelos, de bobó de camarão e bacalhau. Segundo Érika, a empada de camarão é a que mais faz sucesso. Telefone: (92) 3307-0839.

Fran’s Café


A franquia paulista - cujos carros-chefe na sede Manaus (Avenida João Valério, 551, Vieiralves) são o Franccino (café gelado) e o strogonoff servido no pão italiano - não dispensa o tradicional salgado: a casa disponibiliza todos os dias empadas de frango e de palmito, de acordo com a proprietária Adriana Bentes. Ela confirma que a empada “queridinha” do público é a de frango e que o salgado é, sem dúvida, um dos produtos mais vendidos na casa. Telefone: (92) 9287-1488.

Fragole Doceria e Delicatessen


Premiada por duas vezes pela guia “Veja Manaus” na categoria Melhor Salgado, a Fragole (rua Acre, 164, Loja 1 A, N.S. das Graças) fornece as tradicionais empadas “em formato GG”: os empadões. Entre os sabores que o cliente pode encontrar lá todos os dias estão as empadas de bacalhau, frango, palmito, presunto e queijo e camarão. O empadão é servido em buffet a quilo, segundo Daniela Gerloff, proprietária do local. Telefone: (92) 3584-5973.