Publicidade
Entretenimento
Vida

Conforto fashion: alpargatas estão de volta

Calçado baixo e feito tradicionalmente de pano é nova aposta para looks mais despojados 08/03/2014 às 17:51
Show 1
Luana Aleixo mostrou sua vasta coleção
Loyana Camelo ---

As alpargatas tinham ficado perdidas em algum lugar do passado entre os anos 70 e 80. Mas bastou a gigante Chanel apostar novamente no calçado de pano com ares simples, para que este fosse repaginado com a modernidade e ousadia que lhe faltava. O principal elemento – o conforto – foi mantido, fazendo das alpargatas a aposta fashion descontraída, leve e ideal para o nosso clima tropical de todos os dias.

A versão tradicional dessa sapatilha combinava a sola de sisal ou juta, trançado de capim-bambu em sua lateral e tecidos simples. Desde que retornou, essa moda agora explora diversos materiais como couro, lona, jeans, além da inclusão de acessórios como tachinhas e spikes.

Quem nasceu depois do sumiço das alpargatas acabou “descobrindo” o calçado com bastante entusiasmo: é o caso da universitária Luana Aleixo, 23, que é grande fã da tendência. Sua coleção de mais de dez pares iniciou há pouco mais de dois anos, quando se apaixonou pelo modelo de uma amiga recém-chegada da Argentina.

“Na época, ainda não havia em Manaus onde comprá-las. Daí descobri uma loja virtual da marca Perky, que vende alpargatas com estampas maravilhosas. Mandei buscar e quando chegou, me apaixonei. Não parei mais de comprar”, explica, frisando que hoje, após o boom nas passarelas, a moda já chegou às lojas da capital amazonense (veja o “Destaque”).

Looks despojados

Dentre os motivos que levam Luana a incorporar a alpargata em praticamente todos os seus looks estão o conforto e a versatilidade. “Posso passar o dia inteiro andando e não dá calo e combina com tudo, com calça, saia, legging, short”, diz.

Por ser blogueira e consultora de imagem, Luciana Cordeiro (www.blogdalucordeiro.com.br) precisa estar alinhada com o que anda acontecendo no mundo fashion. Ela diz que ainda está se acostumando às alpargatas, e para tanto, já adquiriu um modelo liso amarelo, que gosta de combinar com produções despojadas.

“Deve-se apostar em looks despojados. Pode ser com saia, short, especialmente mais esportivos. Em geral, eu acho que é um acessório que combina muito com jeans, algo bem descolado, bem fim de semana, bem relax. Aí fica perfeito”, indica. Segundo Luciana, para eventos mais formais, as alpargatas podem não ser a melhor escolha.

Blog: Karen Leão - blogueira (karenleao.com.br) e personal stylist

“É um acessório super interessante que está voltando. Mesmo sendo uma moda que surgiu há tempos, é contemporânea. Aqui em Manaus as pessoas ainda não usam tanto, talvez quem use se inspire mais no pessoal do Rio de Janeiro ou São Paulo, que é onde usam bastante. Mas as alpargatas combinam totalmente com a nossa realidade, principalmente para quem anda muito. Elas são mais despojadas que as sapatilhas tradicionais e transmitem a mensagem de moda - e o melhor de tudo é que são super confortáveis. Em relação a adaptá-las a looks formais, talvez se for um modelo preto, liso, seja possível. O que se deve lembrar é que a alpargata é um acessório mais esportivo e casual em geral, então talvez realmente não caiba em produções mais sérias. Eu não sou muito fã de calçados baixinhos porque meu estilo é mais clássico, adoro um escarpin e o salto alto é uma marca registrada minha. Mas hoje eu já usaria a alpargata para em um fim de semana, algo mais casual.

Destaque

Como mencionado, a Chanel foi uma das primeiras a apostar na volta das alpargatas. Aqui no Brasil, diversas marcas também decidiram reproduzir o acessório com o seu estilo. Hoje, nomes como Miezko, Perky Shoes (www.perkyshoes.com), Capodarte, Dumond, FiveBlu, Santa Lolla, Pink Connection, Schutz e Desmond já têm seus modelos próprios.

Saiba mais

As alpargatas têm origem na Europa, e por lá também são conhecidas por espadrilles. O calçado foi muito usado nos cafezais pelos trabalhadores, para não danificar os grãos de café. No Brasil, as alpargatas foram trazidas pelo escocês Robert Fraser, associado à um grupo inglês começou a construção da Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados no bairro da Mooca, em São Paulo, e em 1908 lançaram a Alpargata Roda, que já fazia sucesso na Argentina. Trata-se de uma moda unissex e, com a combinação correta, bastante elegante.