Publicidade
Entretenimento
Vida

Conheça os benefícios do queijo à saúde

Por ser feito do leite de vacas, cabras, ovelhas, entre outros mamíferos, o queijo apresenta em sua composição o cálcio, que é um mineral que atua na formação da massa óssea e das cartilagens, e que acaba proporcionando a prevenção de osteoporose, um bom processamento das contrações musculares e do sistema nervoso 09/01/2013 às 20:43
Show 1
Os benefícios do queijo não se restringem apenas à saúde física: também levam saúde ao raciocínio e à memória
acritica.com Manaus, AM

O queijo é um alimento presente em grandes momentos da vida das pessoas: seja no almoço, no lanche, em sobremesas, entre outros pratos. Mas tão presente na realidade também são os inúmeros benefícios que o alimento traz.

Por ser feito do leite de vacas, cabras, ovelhas, entre outros mamíferos, o queijo apresenta em sua composição o cálcio, que é um mineral que atua na formação da massa óssea e das cartilagens, e que acaba proporcionando a prevenção de osteoporose, um bom processamento das contrações musculares e do sistema nervoso.

De acordo com a nutricionista da Tirolez, Carolina Borges Duarte, o queijo pode atuar na saúde dos dentes, cujo cálcio existente nele pode prevenir contra cáries. O nível de cálcio presente no queijo depende da técnica utilizada para a fabricação dele. Os queijos de massa prensada possuem mais cálcio do que os queijos frescos.

As cáries acabam sendo prevenidas porque o cálcio exerce um efeito protetor contra a acidez bucal, promove a regeneração do esmalte dentário, por conta da ação conjunta entre o fósforo e as proteínas, e duplica a produção de saliva que também possui efeito de proteção sobre os dentes, segundo a especialista.

Os benefícios do queijo não se restringem apenas à saúde física: levam saúde ao raciocínio e à memória, porque, alem do cálcio, o queijo possui zinco e selênio, o que o faz imprescindível no bom funcionamento do sistema nervoso.

O queijo também auxilia contra a obesidade, segundo a nutricionista. O cálcio, somado à vitamina D, evita o ganho de peso e ajuda na manutenção do peso corporal. Conforme estudos, há uma grande relação entre maior ingestão de cálcio e maior perda de peso. Tudo porque o nível do gasto energético é ampliado por meio do aumento da oxidação de lipídios e de controle hormonal.