Publicidade
Entretenimento
Vida

Conheça os hits do verão que irão embalar o carnaval deste ano

Na lista das canções mais pedidas pelos ouvintes em rádios populares do Brasil estão músicas que obedecem exatamente a esse formato: letra simples + refrão pegajoso + coreografia 26/01/2016 às 12:43
Show 1
VINGADORA: Banda mistura o arrocha com o pagode baiano: é o “arrocha-deira”
acritica.com Manaus (AM)

Pegue uma letra simples, com refrão pegajoso, e acrescente uma batida alegre e dançante. Se vier com uma coreografia, melhor. Essa é a fórmula de um hit de verão. Na lista das canções mais pedidas pelos ouvintes de algumas das principais rádios populares do Brasil estão músicas que obedecem exatamente a esse formato. São faixas que estão bombando e devem animar o Carnaval.

Os grupos de axé tradicionalmente aparecem mais nesta época do ano e, em 2016, não está sendo diferente. Dois grandes sucessos do momento são “Paredão Metralhadora”, da Banda Vingadora, e “Pega Pega”, do Psirico. Além de Ivete Sangalo, que é sempre sucesso.

De acordo com o locutor do programa “A Crítica Fest”, Leandro Ribeiro, “Paredão Metralhadora” é uma das mais pedidas da temporada em Manaus. “Mas Ivete Sangalo e Claudia Leitte nunca deixam o trono, a gente sempre executa”.

Para ele, a receita de uma “música chiclete” é uma letra e um refrão que empolgue. “Quando eles acertam, aquilo fica na cabeça e é como se você ficasse ouvindo o tempo todo”, comenta o locutor, que está no ar, na Rádio A Crítica FM, de segunda a sábado, das 13h às 15h.

O diferencial das músicas de axé é que quase todas já são lançadas com uma coreografia para o público dançar. Mas outros estilos têm atraído a atenção do público, como o sertanejo, o forró e o funk - quando há uma mistura entre eles, por exemplo, as chances de sucesso são ainda maiores.

O professor de dança amazonense Marcio Andrade, do estúdio Dança & Arte, dá uma ideia de quais têm sido as preferências dos alunos nessa época.

Ele se dedica a dar aulas para quem quer fazer bonito em festas de formatura e outros eventos sociais e comenta sobre as coreografias que mais estão bombando nesse verão. “O pessoal têm pedido muito ‘Bang’ e ‘Essa mina é louca’, da Anitta, ‘Baile de Favela’ e ‘Paredão Metralhadora’”, confirma ele.

Paredão

Teve o ano do “ziriguidum”, o ano do “lepo lepo” e o ano do “xenhenhem”. E o grande destaque para dominar o Carnaval de 2016 é o “tra tra tra tra”, da Vingadora, banda baiana de axé que já chegou às rádios e festas de todo o País com a música “Paredão Metralhadora”. A letra é muito fácil e de poucas estrofes, não tem conotação sexual e vem com uma coreografia de impacto.

A banda Vingadora existe há apenas um ano e foi graças à bênção de Ivete Sangalo que saiu das festas do interior da Bahia e chegou a Salvador. “Foi depois de um show que fizemos com a Ivete que tudo mudou em nossas vidas”, diz a vocalista Tays Reis. “Foi muito rápido”, afirma a cantora, com um ano de experiência.

A Banda Vingadora diz carregar o novo ritmo que mistura o arrocha com o pagode baiano: “arrochadeira”. Com uma identidade singular e unindo a batida da guitarra com o refinamento do violino, eles apostam em bordões divertidos fazendo apresentações únicas e irreverentes.

Pega, pega

Na arte de produzir sucessos para o verão, o cantor Márcio Victor é craque. Vocalista da banda Psirico, ele já teve cinco músicas eleitas a melhor do Carnaval de Salvador, que depois ganharam as rádios de todo o País. “Cadê Dalila”, cantada por Ivete Sangalo, e “Liga da Justiça”, sucesso interpretado pelo grupo Leva Noiz, foram duas faixas compostas por Márcio Victor que bombaram nas rádios.

Com o Psirico, ele emplacou “Toda Boa”, “Lepo Lepo” e “Xenhenhem”. Para 2016, a aposta é “Pega Pega”, que resgata elementos do axé dos anos 1990. “Com o sucesso do sertanejo, a Bahia ficou um pouco em falta no mercado musical. Por isso, resolvi retomar as origens do axé. ‘Pega Pega’ é uma música animada, de melodia fácil e que todas as crianças podem dançar. As batidas têm um pouco da guitarra de Luiz Caldas, da fanfarra do Carnaval e também da percussão africana”, explica Márcio Victor.

Houve um período em que o verão pedia músicas de axé. Letras de duplo sentido e coreografias ousadas eram a regra para o sucesso. Mas o estilo esfriou e deu espaço a outros ritmos. Hoje, as músicas mais badaladas são as sertanejas, principalmente as que misturam forró ou arrocha.

“Pega Pega” foi lançada em novembro, mas a concorrência pela faixa queridinha do verão está acirrada. “Tem músicas muito boas para o Carnaval deste ano. O ‘Paredão Metralhadora’ é um fenômeno, e ‘O Farol [Ivete Sangalo] é a mais tocada em Salvador. Além disso, tem os hits do sertanejo, como ‘Farra, Pinga e Foguete’, do Bruno & Barretto, que está fazendo o maior sucesso”.