Publicidade
Entretenimento
Vida

Conheça os indicados ao Oscar 2012

Boa parte dos concorrentes ao prêmio pode ser vista nos cinemas ou em vídeo 24/02/2012 às 16:49
Show 1
George Clooney é protagonista do longa "Os Descendentes"
Jony Clay Borges ---

Depois dos exageros da temporada carnavalesca, que tal relaxar no final de semana assistindo a um bom filme? Uma boa dica é aproveitar as últimas horas antes da entrega do Oscar, que rola na noite deste domingo, a partir das 20h, para conferir os concorrentes ao prêmio deste ano. A boa notícia é que, para isso, basta dar uma esticadinha ao cinema ou à videolocadora: boa parte dos longas em competição ainda está em cartaz nas salas locais ou já pode ser alugada em vídeo. Um dos filmes que ainda podem ser vistos no circuito local é “Os Descendentes”.

O longa-metragem de Alexander Payne é apontado pela crítica especializada como um dos mais fortes competidores a Melhor Filme – uma das cinco indicações que recebeu. Para Antônio José Vale da Costa, o Tom Zé, professor de Comunicação Social e cinéfilo de carteirinha, o filme é o que tem mais chances de levar a estatueta. “Acredito que tem chance chance por falar da coisa do norte-americano e suas ligações com o Havaí, da relação pai-filha. Tem mais o perfil do Oscar. A interpretação de George Clooney também é muito boa”, opina ele, que na verdade torce pelo franco-belga “O Artista”. “Tem uma proposta muito mais interessante, que é a de resgatar o cinema mudo e o musical, mas não é muito o estilo de Hollywood”.

A jornalista e cinéfila Suzy Freitas, por sua vez, aposta na vitória da produção europeia, mas está na torcida por “Os Descendentes”. “É um bom drama, que tinha tudo para ser um dramalhão, e não é. Isso é muito válido, assim como o fato de ser um filme original”, destaca ela. “O Artista”, segundo ela, deve ser premiado porque “tem o apelo de ser como que uma declaração para o cinema norte-americano. Isso deve ter pesado para ele ganhar tantas indicações (10 ao todo)”.

Na telona...

Embora seja outro forte candidato a Melhor Filme, “O Artista” ainda não chegou ao circuito local. “O Homem que Mudou o Jogo” e “Histórias cruzadas” também não deram as caras. Mas os cinéfilos da capital ainda podem conferir nos cinemas locais “A Invenção de Hugo Cabret”, que soma o maior número de indicações ao Oscar: 11, entre elas a de Melhor Filme. Outro concorrente a Melhor Filme fresquinho nas salas de exibição é “Tão Perto e tão Forte”. O longa de Stephen Daldry narra a história de Oskar, um garoto de 9 anos que tenta descobrir onde se encaixa uma chave deixada para ele pelo pai, morto durante os ataques de 11 de Setembro. Candidatos de outras categorias também estão em cartaz. Duas concorrentes ao troféu de Melhor Atriz, Rooney Mara e Meryl Streep podem ser vistas respectivamente em “Os Homens que não Amavam as Mulheres” e “A Dama de Ferro”. Já “O Espião que Sabia Demais” é estrelado por Gary Oldman, candidato a Melhor Ator.

 ... e na telinha

Dos indicados a Melhor Filme, “A Árvore da Vida” e “Meia-noite em Paris” já passaram pelos cinemas, mas já podem ser achados nas videolocadoras em DVD ou Blu-ray. Também é o caso de “Guerreiro”, estrelado por Nick Nolte, indicado a Ator Coadjuvante; e de “Missão Madrinha de Casamento”, com a indicada a Atriz Coadjuvante Melissa McCarthy. Aproveitando ou não a deixa do Oscar, assistir a um bom filme em casa ou no cinema é sempre um bom programa!

Adaptações são maioria
As adaptações de livros representam um número considerável dos indicados ao Oscar. A lista inclui, entre outros, “A invenção de Hugo Cabret”, baseado no livro de Brian Selznick; “Os Descendentes”, de Kaui Hart Hemmings; “O Espião que Sabia Demais”, de John Le Carré; “Histórias Cruzadas”, baseado no livro “A Resposta”, de Kathryn Stockett; “Tão Forte e tão Perto”, de Jonathan Safran Foer; e “Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres”, primeiro livro da trilogia de Stieg Larsson.

Cobertura
A 84ª cerimônia de entrega do Oscar será exibida em parte pela TV Globo, primeiro com flashes no “Fantástico” e, a partir das 22h55, direto do Kodak Theatre, em Los Angeles. Já os canais de TV por assinatura E! Entertainment Television e TNT vão transmitir o evento desde o tapete vermelho, a partir das 18h30, seguida da premiação, a partir das 22h.

Onde assistir
Indicados ao Oscar em cartaz no circuito local , Os Descendentes: em exibição no Playarte Manauara , A invenção de Hugo Cabret: em exibição no Cinemais Millennium (dublado e legendado), Cinemais Manaus Plaza e Cinemark Studio 5 (somente dublado) , Tão perto e tão forte: em exibição no Cinemais Millennium, Cinemais Manaus Plaza e Cinemark Studio 5 , A Dama de Ferro: em exibição no Cinemais Millennium, Cinemark Studio 5 e Playarte Manauara , O Espião que Sabia Demais: em exibição no Playarte Manauara , Os Homens que não Amavam as Mulheres: em exibição no Playarte Manauara.