Publicidade
Entretenimento
Réveillon com energia

Consultora dá dicas para começar 2013 com boa disposição

O segredo é curtir a festa de réveillon sem exageros para evitar desgaste excessivo do corpo de da mente. 27/12/2012 às 12:30
Show 1
Dicas ajudam a encarar os agitos do fim de ano sem desgastes
acritica.com Manaus

Todo fim de ano é assim: reflexões sobre o ano que acaba, expectativa pelo ano novo que vem chegando, e muita, muita festa! No calendário não faltam confraternizações e eventos com familiares e amigos, sem falar na maratona de compras para que nada falte na hora da virada.  Um ritmo tão intenso acaba comprometendo a dieta alimentar e o sono.

A frequente ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos mais gordurosos, as poucas horas de sono e a fadiga causam desgaste excessivo do corpo e da mente. “Neste período os exageros acontecem, mas se houver cuidado para a manutenção dos hábitos saudáveis já cultivados, o corpo e a mente estarão muito mais dispostos e preparados para enfrentar os desafios do novo ano”, explica a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi.

Nesse ritmo de festas o bom senso deve prevalecer. “É possível comer de tudo, mas em poucas quantidades, beber moderadamente e respeitar as horas de sono exigidas pelo organismo de cada um”, afirma Renata. As mulheres devem ter atenção redobrada, já que, a constituição feminina é menos tolerante aos excessos, principalmente, às bebidas alcoólicas, devido à menor quantidade de água corporal em relação à quantidade de gordura, o que faz com que essas substâncias demorem mais tempo para serem metabolizadas e eliminadas.

Fique por dentro de algumas dicas para garantir um final de ano saudável:

Não fique sem dormir. Durma o suficiente para repor as energias e garantir a liberação do hormônio de crescimento, o GH, essencial para a troca e regeneração celular.

Beba moderadamente e coma alimentos leves ou em menor quantidade, no mínimo até 3 antes de se deitar. Evite aqueles que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo) e que podem influenciar na qualidade do sono.

Durante todo o dia, uma dica importante é ingerir bastante água e sucos naturais frescos. Outra boa opção é a água de coco, sobretudo, em casos de desidratação.

Durma em locais bem ventilados, com roupas leves e com travesseiros adequados ao seu biótipo e postura ao dormir. Lembre-se que o travesseiro ideal deve preencher completamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão.

Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso silêncio e concentração. A hora de dormir é o momento de desligar-se. E, antes de dormir, faça uma rápida sessão de alongamento, que é uma ótima forma de relaxar e evitar dores no corpo. Pratique-o com movimentos tranquilos e, sobretudo, com regularidade.

Por fim, a melhor receita é comemorar, desde que seja com sensatez e respeitando os limites do corpo.