Publicidade
Entretenimento
Palestra 7 e meia

Cosmologia indígena da Amazônia é destaque em projeto

Projeto Ciência às 7 e meia vai abordar tema nesta quarta-feira (31) no Teatro Direcional 30/10/2012 às 09:42
Show 1
Instrumento de pesca usado por indígenas
acritica.com Manaus

A cosmologia em relação à atividade de pesca dos índios amazônicos Tukano e Tuyuka será abordada durante um bate-papo dentro do projeto Ciência às 7 e meia, do Museu da Amazônia (Musa). O evento acontece na quarta-feira (31), no Teatro Direcional, e vai abordar a cosmologia em relação à atividade de pesca dos índios amazônicos Tukano e Tuyuka.

Com participação do diretor-geral do Musa, o físico Ennio Candotti, a palestra é intitulada “Peixe e gente no Alto Rio Negro - conhecimentos indígenas sobre a pesca” e será apenas uma pequena amostra.                                                             

O museu está organizando uma exposição para contar o modo de vida e a cultura em geral das etnias Tukano e Tuyuka, que habitam o Alto Rio Tiquié, no Amazonas. A exposição, denominada Peixe e gente, vai acontecer, em novembro, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada na Avenida Uirapuru, s/n, Cidade de Deus, zona Leste de Manaus.

Além de Candotti, devem participar o antropólogo Aloisio Cabalzar, do Instituto Socioambiental (ISA); Tarcisio Barreto, especialista em Tukano; e Guilherme Tenório, especialista em Tuyuka – sendo, estes dois últimos, indígenas.

A palestra integra o projeto Ciência às 7 ½, do Museu da Amazônia, que é realizada na última quarta-feira de cada mês, no Teatro Direcional. O evento começa às 19h30 e o teatro fica na praça de alimentação do Manauara Shopping, situado na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº. 1.300, bairro Adrianópolis, em Manaus.