Publicidade
Entretenimento
Dentista crianças

Criançada encara ida ao dentista sem estresse

--- 07/09/2012 às 12:20
Show 1
Uma turma anim ada de pacientes resolveu fazer homenagem a Alessandra Brandão
Cynthia Blink ---

Eu gosto de ir ao dentista. Essa frase impensável para muitas crianças e até mesmo para alguns adultos, saiu da boca saudável de Jocimar Alves, de 9 anos de idade. A responsável por tornar a ida ao dentista algo tão prazeroso para ele e outras crianças e adolescentes é a odontopediatra Alessandra Brandão. Seus pacientes fazem parte de um grupo que vem crescendo: o das pessoas que não esperam sentir dor para ir ao dentista.

 Hoje em dia, a ordem é prevenir. Essa lição está na ponta da língua dos jovens que reservam em sua rotina uma horinha para visitar o dentista. “Quem vai ao consultório odontológico desde a infância cria o hábito de uma higiene bucal adequada. E hábito é aquilo que fica enraizado. Por exemplo, já tive paciente que me relatou ter chegando em casa muito cansado, se jogando na cama. Mas, passou a língua nos dentes e sentiu uma película, na hora levantou e foi escovar”, contou a doutora Alessandra Brandão.

Geração precavida

 Muitos pais das crianças “geração precavida” não tiveram o mesmo acompanhamento que seus filhos têm hoje. Quer dizer, não estavam familiarizados aos odontopediatras. Por isso, é dever dos médicos que atendem as mães, ainda gestantes, orientá-las sobre a existência e importância dos cuidados odontopediátricos. “É fundamental ter em mente que o momento de levar seu filho ao dentista é desde a erupção do primeiro dentinho”, afirma a doutora Alessandra Brandão.

Todo o consultório de um odontopediatra deve ser adequado ao público infantil, isso facilita a aceitação deles na hora de encarar a cadeira de dentista. “Eu acho que até poderia ir ao dentista dos meus pais, mas aí seria chato. No consultório de adulto não tem o que tem aqui. Quando eu era menor, gostava de me vestir de princesa e eu ia para a cadeira do consultório assim. Agora gosto de assistir os vídeos clipes antes da consulta. E sempre esperei ansiosa pelos cartões que a tia Alessandra nos manda pelo correio no dia do nosso aniversário e outras datas”, disse Yasmim Carvalho, 13, paciente de Alessandra desde os quatro.

O profissional odontopediatra ensina os pequenos sobre os cuidados com os dentes, sempre numa linguagem divertida. O resultado são futuros adultos conscientes e sem traumas.