Publicidade
Entretenimento
Exercícios supervisonados

Cuidados antes de praticar uma atividade esportiva ajudam a evitar lesões

Praticar esporte de forma inadequada e sem passar por avaliação médica prévia pode ser arriscado 19/04/2012 às 10:43
Show 1
Segundo especialista, esportes de impacto podem lesionar seriamente, principalmente os joelhos
Anna Batista Manaus

A prática esportiva traz vários benefícios para a saúde. Fato. A execução incorreta de certas modalidades esportivas, porém, pode deixar marcas para o resto da vida. “A atividade física previne uma série de doenças, mas sua prática inadequada pode levar o indivíduo a desenvolver lesões musculares, por muitas vezes graves”, alerta o médico ortopedista do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), Alexandre Santacruz.

 “No Brasil os esportes considerados mais causadores de lesões são o futebol e o balé, não por serem atividades arriscadas aos atletas, mas devido às suas práticas exorbitantes entre meninos e meninas, gerando por consequência uma frequência muito grande de lesões nesses casos”, afirma o ortopedista.

Vale destacar que esportes de impacto, como o jiu-jitsu, podem lesionar igualmente e seriamente a região dos ombros, tornozelos e, principalmente, joelhos.

 O médico ortopedista Marcelo Chacon ainda ressalta: “O caso dos atletas é bem mais delicado. Além do amor pelo esporte, ter o biótipo adequado para aquele determinado esporte é essencial”.

Com isso, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é preciso saber o seu objetivo: apenas manter-se saudável ou entrar em competições, explica o doutor Alexandre Santacruz. Segundo ele, todos os praticantes de esportes, dos profissionais aos amadores, devem dar atenção aos aquecimentos e alongamentos para não realizá-los de maneira inadequada, prevenindo, assim, dores musculares no dia posterior ou algum tipo de distensão muscular ao longo do exercício.

Além disso, Santacruz lembra que manter uma alimentação balanceada, de preferência monitorada por um nutricionista, também é uma regra básica, pois o que você consome também influi na prevenção de lesões.

Sem contra-indicação

 Mas todos os especialistas confirmam: a prática esportiva não tem contra-indicação, nem faixa etária restritiva. “Para as crianças um dos esportes mais indicados é a natação, pois instiga o sistema respiratório”, afirma o médico Nelson Henrique, ortopedista especializado em traumas.

Outros especialistas advertem que o estimulo do desenvolvimento técnico de qualquer esporte na infância deve ser feito de modo lúdico, suave e confortável, ao invés de um circuito de treinamento, o que gera a confiança e, com o tempo, a percepção de aptidões.

Aos jovens e adultos, recomenda-se que pratiquem qualquer tipo de esporte, porém, visando sempre o equilíbrio das atividades musculares. “E aos atletas da terceira idade, indica-se que deem preferência para as atividades sem impactos, prevalecendo os exercícios aeróbicos de benefício motor e cardiocirculatório”, previne o ortopedista Santacruz.

Pontos

 A prática saudável do esporte em cinco dicas:

- Consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física;

- A prática de esportes é benéfica, desde que os limites individuais sejam respeitados;

- O aquecimento é de fundamental importância, antes do início dos exercícios, pois eleva a temperatura corporal, aumentando assim a força de contração muscular e prevenindo lesões musculares;

- Se ocorrer uma lesão muscular nos tendões ou ligamentos, nas articulações ou após qualquer trauma, imediatamente aplique gelo no local. Seu uso é importante para reduzir o inchaço e aliviar a dor;

-  O alívio da dor pode não significar a cura, por isso, deve-se sempre procurar um médico.