Publicidade
Entretenimento
Vida

Cuidados especiais com a pele na 3ª idade

Conheça algumas técnicas e cosméticos que ajudam diminuir a ação do tempo na pele 21/03/2012 às 11:17
Show 1
Cosméticos e técnicas ajudam a amenizar os sinais da idade na pele
Luciana Santos Manaus

Fragilizada por agentes internos e externos ao longo dos anos, a pele das pessoas que estão na terceira idade  precisa de cuidados especiais que garantam não só uma estética agradável, mas também a saúde do órgão.

O dermatologista Simão Pecher explica que, com o envelhecimento, a pele se torna menos espessa e mais ressecada. Isso acontece, segundo o especialista, pela redução progressiva de sua função e da capacidade de reserva do seu tecido, com atrofia do colágeno, redução da sua elasticidade e deficiência de hormônios.

Simão explica ainda que há  dois fatores responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. O primeiro é o intrínseco, que está relacionado à herança genética, à raça, ao tipo de pele, ao sistema imunológico e às doenças que venham a acometer o indivíduo. O segundo, extrínseco, tem como grande vilão o sol, mas também fazem parte da lista de ‘agressores’ a poluição, o fumo, a ingestão de álcool, o estresse, o tipo de trabalho da pessoa e o uso de medicamentos.

E como chegar à terceira idade como uma pele bonita e saudável? O dermatologista afirma que a idade para iniciar os tratamentos antissinais vão depender do tipo de pele e dos fatores climáticos de onde a pessoa vive. 

“O seu dermatologista irá propor um tratamento preventivo antes que chegue à menopausa  (mu lheres) e andropausa (homens). Quanto mais cedo for a sua prevenção, melhor será sua longevidade cutânea”, ensina o especialista. 

Mercado

Atento às necessidades desse público que vem crescendo - a expectativa de vida do brasileiro é de 73 anos-, o mercado cosmético começa a investir em produtos direcionados aos que já passaram dos 60. É  o caso da Natura, que ampliou a linha de produtos destinados à terceira idade, com o lançamento do Chronos 70+. 

“Já possuíamos o Chronos 60+, mas cada idade tem uma necessidade específica e a Natura está sempre em evolução, fazendo novos estudos. A expectativa de vida está cada vez maior e essas mulheres querem produtos para ficar com a aparência melhor”, conta Andrea Costa, gerente de desenvolvimento de produtos da marca.