Publicidade
Entretenimento
Vida

Culinária regional: saiba onde saborear os melhores pratos da região amazônica

Pato no tucupi, caldeirada, tacacá, farofa de tartaruga, açaí, pirarucu de casaca e tapioca de tucumã são apenas algumas das delícias que compõem o vasto cardápio da “terrinha” e, como não poderia ser diferente, de diversos restaurantes da capital amazonense. Alguns estabelecimentos da cidade apresentam diversidade gastronômica na nossa culinária 14/12/2012 às 08:29
Show 1
Choupana Restaurante
Gabriel Machado Manaus, AM

Uma das características mais distintas da região amazônica, a nossa culinária é responsável por deixar a maioria – para não dizer todos – com água na boca. Pato no tucupi, caldeirada, tacacá, farofa de tartaruga, açaí, pirarucu de casaca e tapioca de tucumã são apenas algumas das delícias que compõem o vasto cardápio da “terrinha” e, como não poderia ser diferente, de diversos restaurantes da capital amazonense.

O Pankaru Grill, por exemplo, localizado ao lado da Academia de Tênis, Ponta Negra, possui um bufê recheado com pirarucu de casaca, lasanha de peixe, pirarucu à delícia, galinha caipira, pato no tucupi e costela e filé de tambaqui, todos preparados pelo chef Raimundo Venâncio. Além disso, a casa também oferece várias opções de pratos mais elaborados – destaque para o filé de medalhão ao champignon e o escalopinho ao molho madeira –, carnes e saladas variadas.

Já o Banzeiro Cozinha Amazônica, dono dos prêmios Chef do Ano, Melhor Cozinha Regional e Melhor Costela de Tambaqui, pelo “Veja Manaus Comer & Beber 2011”, tem como suas principais receitas o pirarucu e a matrinxã assados ao forno, que ganham toque refinado ao serem misturados a ingredientes franceses, pirarucu e costela parrilla e pratos com temperos exóticos, como “flor de sal”, a primeira e mais rara camada de sal. Situado na Rua Libertador, 102, N.S. das Graças, o restaurante é comandado por ninguém menos que Felipe Schaedler, agraciado, mês passado, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a insígnia da Ordem do Mérito Cultural 2012.

Indicado pela revista “4 Rodas” e considerado um dos mais completos e aconchegantes da cidade, o Choupana Restaurante se utiliza de ingredientes fresquinhos para capturar o sabor inconfundível do melhor da culinária regional. Entre os mais pedidos da casa, destaque para o filé de tucunaré na telha, peixe à delícia, pato no tucupi, filé de peixe na telha com molho de camarão, risoto de frutos do mar, tambaqui choupana e costela de tambaqui crocante. O Choupana Restaurante fica localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 790, Adrianópolis.

Açaí

Com o calor de Manaus cada vez pior, nada melhor que saborear um açaí, não é mesmo? A fruta de cor roxa, bastante conhecida na criação de refrescos – que ganham um corpo todo especial ao serem misturados com leite condensado, farinha de tapioca ou granola –, é o carro-chefe de dois restaurantes muito conhecidos do público manauara: o Waku Sese e o Açaí e Cia.

O primeiro, situado na rua Rio Purus, 260A, Conjunto Vieiralves, integra uma rede que ganhou o prêmio de Melhor Açaí nesta edição do “Veja Manaus Comer & Beber” e possui um cardápio que privilegia os ingredientes da região. Salada arco-íris (que reúne folhas variadas, tomate-seco, peito de peru defumado, queijo de coalho e molho à base de ervas), Waku Ribs (costelas de porco ao molho de guaraná e guarnecidas por chips de banana e compota de maçã) e pirarucu gratinado com queijos suíços são algumas das delícias da casa.

Por fim, com 16 anos de história, o Açaí e Cia. continua a agradar os apreciadores da boa culinária amazônica. Localizado na Rua Acre, 98, Conjunto Vieiralves, o restaurante é conhecido por seu filé de pirarucu grelhado, tacacá e unha de caranguejo, além de pratos mais comuns no café da manhã da “terrinha”, como pão com tucumã, x-caboquinho e tapioca.

Serviço

Pankaru Grill:  Ao lado da Academia de Tênis, Ponta Negra

Banzeiro Cozinha Amazônica:  Rua Libertador, 102, N.S. das Graças

Choupana Restaurante:  Av. Mário Ypiranga Monteiro, 790, Adrianópolis

Waku Sese:  Rua Rio Purus, 260A, Conjunto Vieiralves

Açaí e Cia.:  Rua Acre, 98, Conjunto Vieiralves