Publicidade
Entretenimento
Vida

Cultura francesa ganha destaque em Manaus

Aliança Francesa promove atividades em maio e junho para divulgar a história e as particularidades do país 15/05/2012 às 09:25
Show 1
Thérèse Aubreton fará palestra sobre a mártir francesa Joana D’Arc
jornal a crítica ---

A Aliança Francesa está promovendo uma programação cultural ao longo deste mês, com atividades e encontros para aproximar o público local da história e da cultura da França. Após um sebo de livros franceses, realizado no último final de semana, a iniciativa segue esta semana com a palestra gratuita “Joana d’Arc e a guerra de 100 anos”, a ser apresentada em francês, amanhã, e em português, na quinta-feira, sempre às 19h.

Quem apresenta as preleções é Thérèse Aubreton, há dez anos diretora da Aliança Francesa e há 22 anos moradora da capital amazonense. “Na Aliança tratamos de assuntos variados, mas esta palestra foi um pedido dos alunos por se tratar de uma das raras mulheres conhecidas na história francesa”, conta Thérèse, que também é historiadora. E a diretora, para transmitir a vida da heroína, não se limita a só palestrar. “Estou organizando uma viagem para a França com 17 alunos para daqui a dois meses. Vamos para Rouen, a cidade onde foi queimada Joana d’Arc”.

Junho com música

Para celebrar a arte que muito representa a França e de onde saíram inúmeros cantores e compositores conhecidos internacionalmente, como Edith Piaf e Jean-Michel Jarre, a Aliança Francesa preparou um evento especial, a Festa da Música. “Organizamos há mais de dez anos a nossa Festa da Música, que, de fato, é uma festa da canção francesa. São os alunos que cantam. E tem um júri e prêmios”, conta Thérèse. O evento terá ainda a participação do quarteto da escola, que tocará algumas músicas entre clássicos e latinos.

Degustação

 Ainda dentro da programação cultural para maio, a Aliança Francesa vai promover uma degustação de vinho de Bordeaux, com o sommelier Joaquim Nogueira. Os interessados participam mediante inscrição na sede da instituição e pagamento de taxa no valor de R$ 70.