Publicidade
Entretenimento
Vida

Cultura indígena do Alto Rio Negro é lembrada com evento gastronômico, em Manaus

O Dabukuri Urbano está na sua segunda edição e busca promover os pratos e festas indígenas do Alto Rio Negro 04/07/2012 às 16:50
Show 1
Representantes da Coordenação das Organizações dos Povos Indígenas da Amazônia (Coipam) durante evento, em Manaus
acritica.com ---

Não há dúvidas de que a culinária amazonense é caracterizada pela cultura indígena e como forma de comemorar esta influência tão marcante, a Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) vai realizar na sexta-feira (06) o Dabukuri Urbano, um encontro gastronômico movido à música e performances indígenas. O encontro será realizado na Rua Simón Boliva, 500 – Centro; próximo à Praça da Saudade, a partir das 13h.

 “O evento é uma confraternização entre parentes e amigos, mas quem quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena também está convidado”, diz o coordenador da Coipam, Fidelis Baniwa.

O Dabukuri Urbano está na sua segunda edição e busca promover os pratos e festas indígenas do Alto Rio Negro. “Dabukuri é um nome que remete às raízes das comunidades do Alto Rio Negro. É uma forma de manter viva uma tradição milenar”, explica Fidelis.

O evento conta um cardápio variado. Entre os pratos oferecidos estão o tradicional peixe assado na folha, mujeca (um tipo de sopa de peixe), açaí e a quinhapira, um prato preparado à base de peixe, com bastante pimenta e beiju – um tipo de massa seca feita com goma da tapioca. Além dos pratos típicos haverá também uma apresentação de dança com a Cia Indios.com, Lucinha Cabral e Marinho Simões.