Publicidade
Entretenimento
Boi-bumbá

Cunhã-poranga do Caprichoso comemora uma década no posto com festa

Quem também vai fazer parte da festa de Maria são os artistas Edmundo Oran, David Assayag, Arlindo Júnior, Klinger Araújo e até a banda Canto da Mata 24/04/2016 às 11:08
Show image  1
Azedo nutre o sonho de ser cunhã desde os oito anos de idade (Foto: Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Com muita história pra contar na trajetória do bumbá azul, a cunhã-poranga do boi Caprichoso, Maria Azedo, comemora 10 anos no cargo em 2016. Para celebrar a data, ela reunirá os fãs e um time de amigos do boi bumbá para a festa “Maria, 10 anos de Cunhã”, que vai acontecer no dia 1 de maio, no Buteko da Piscina. A nutricionista de 27 anos assumiu a função no touro negro quando tinha apenas 18, e celebra, acima de tudo, o tempo.

Quem também vai fazer parte da festa de Maria são os artistas Edmundo Oran, David Assayag, Arlindo Júnior, Klinger Araújo e até a banda Canto da Mata. “Todos estão me dando uma força, porque de certa forma todo mundo colaborou com nossa jornada”, coloca ela, que ao longo desses 10 anos, soma momentos inenarráveis na arena.

“O que eu assisto e todas as vezes fico emocionada é o Festival Folclórico de 2011, quando eu fui pela primeira vez na galera”, conta ela. “Eu fui carregada, não foi nada ensaiado. Eu tive que passar da altura em que estava para outro módulo. Isso causa um impacto tanto aos jurados, quanto para a galera”, diz ela, que garante não ter medo nenhum dos desafios impostos pelo seu personagem. “Quanto mais alto melhor”, complementa. Maria comenta que o desejo de ser cunhã-poranga floresceu quando ela tinha uns oito ou nove anos de idade.

“Quando fiquei adolescente, aflorou mais”, diz ela. A família, sempre muito “caprichosa”, sempre a apoiou. “Eles acompanham todo o meu dia a dia e trajetória. Eles sofrem comigo quando não gosto de algo”, assegura Azedo, citando os nomes de Daniela Assayag e principalmente, o de Jeane Benoliel, como as cunhãs que mais lhe inspiram. “Na adolescência eu via a Jeane na TV. Quando ela passava, a achava muito bonita e carismática. Ela sempre foi um exemplo”, afirma.

Preparativos

Para o Festival Folclórico desse ano, Maria declara que está mais focada na resistência. Em 2016, para o seu item, Azedo está abordando movimentos diferentes, por conta da mudança de coreógrafo. “São movimentos mais alongados, mais infinitos. É uma dança mais contemporânea”, coloca.

Maria ganhou uma toada dos compositores do Caprichoso, chamada “Maria, Deusa Parintintin”. A faixa faz parte do álbum “Viva Parintins!”, tema do boi azul em 2016. Sobre a homenagem, Maria se orgulha. “Quando eu ouvi pela primeira vez, meu apaixonei. Ela foi feita para mim e fiquei muito feliz. Só tive a agradecer”, garante. A toada foi composta por Klinger Araújo, Vanessa Alfaia, Maran Valério e Adriano Aguiar.

Frase

“Nesse ano estou focada em ganhar no meu item, para depois disso tomar minha decisão. Não estou com esse pensamento de sair, ou de continuar”

Maria Azedo, nutricionista

Serviço

o quê: Festa "Maria, 10 anos de Cunhã"

quando: 01 de maio, a partir das 18h

onde: Buteko da Piscina (Rua Acre, Vieiralves)

infos: (92) 98155-9059 ou 99494-6747