Publicidade
Entretenimento
Dia dos Namorados

Datas diferentes para expressar o amor

O Dia dos Namorados comemorado no Brasil é bem diferente da celebração realizada no Japão, Estados Unidos e Europa 06/06/2012 às 11:42
Show 1
Dia dos Namorados é festejado de maneiras diferentes pelo mundo
Cassandra Castro Manaus

O Dia dos Namorados vai ser comemorado no próximo dia 12 de junho. Como outras datas comemorativas, é uma verdadeira festa para os setores de  comércio e serviços que aproveitam a chance para oferecer a clientes e consumidores várias opções de presentes e programações para esta comemoração à dois. Mas, o Dia dos Namorados não é comemorado da mesma forma em todo o mundo. Em países da Europa , nos Estados  Unidos e no Japão, a data tem tradições e até significados diferentes.

Nos EUA e na Europa , a diferença já começa na data: o chamado Valentine’s Day é celebrado no dia 14 de fevereiro. A origem do “ Dia de São Valentino” (Saint Valentine’s Day) é antiga. Valentine era o nome de um mártir cristão e o Dia de São Valentino foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496. A associação da data com o amor romântico começou na idade média. Tradicionalmente este é o dia quando os amantes expressam seu amor um ao outro, através de cartões, presentes e flores.

Hoje em dia, o Valentine’s Day nos Estados Unidos e na Europa tem um sentido mais amplo, no qual as pessoas expressam não só o amor pelo namorado ou cônjuge, mas também o amor que existe entre amigos. É comum crianças trocarem “ valentines” que são pequenos presentes , cartões com dizeres carinhosos , balas e até mesmo chocolates.

O Japão também comemora o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro , mas tem regras bem curiosas para esta data. No dia, somente as mulheres dão presentes: chocolates. É uma data simbólica para mostrar sua gratidão e sentimentos em relação aos homens. O Dia dos Namorados japonês também inclui os “ sem namoradas”. Desde 1936, quando a data foi incorporada por eles, os amigos, chefes e colegas de trabalho também ganham chocolate das meninas.

Outra curiosidade do Dia dos Namorados no Japão é que os chocolates são divididos em dois tipos: giri choco – chocolate “ obrigatório” que se dá ao chefe, colegas e etc, é o que eles chamam de “ chocolate da convivência social. Já o honmei choco – é o chocolate para o amor verdadeiro.

Exatamente um mês depois, no dia 14 de março, acontece a “ revanche”: os homens que receberam chocolates no Valentine’s Day, tem a chance de retribuir. Eles dão às mulheres chocolates brancos. A data também é conhecida como “ White Day”.

As informações sobre o Dia dos Namorados no Japão são do Hideki Sushi Bar e Restaurante que sugere um cardápio diferenciado para uma comemoração à dois.

Cardápio levemente afrodisíaco do Hideki

Sashimis

Oito cortes variados de peixe do dia

Sushis em pares

Ostras frescas- temperadas à moda japonesa

Uni - ovas de ouriço com ovo de codorna

Salmão com ovas de caviar e ovo de codorna

Vieiras japonesas

Algas marinhas temperadas

Acompanhamentos

Duas unidades de Misoshiru

Duas unidades de Chawan-Mushi

Bebida

Duas doses de saquê importado

Sobremesa

Mitsumame - tradicional sobremesa japonesa e chocolates