Publicidade
Entretenimento
Vida

Descanso na véspera do exame é importante para enfrentar a maratona do ENEM

Aos estudantes que possuem políticas de estudo regularizadas, é comum as dúvidas sobre o que pode ou não fazer nas 24 horas que antecedem o exame. O professor Célio Tasinofo sanou alguns dos principais questionamentos levantados pelos estudantes 01/11/2012 às 11:07
Show 1
O chocolate deve ser substituído, e os livros devem ser deixados de lado na véspera das provas
acritica.com Manaus, AM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, carrega múltiplos sentimentos em relação a quem se prepara fielmente para se submeter ao exame. Muitos sentem um misto de medo com ansiedade, fazendo com que dúvidas severas pairem na cabeça dos estudantes.

Visando sanar tais dúvidas, o diretor pedagógico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante e professor, Célio Tasinafo, listou alguns dos principais questionamentos e deu dicas preciosas sobre o que fazer e o que não fazer na véspera das provas.

Para o diretor pedagógico, a mente do estudante é quem precisa de atenção e descanso nas 24 horas anteriores ao exame.

"O ENEM é uma maratona. 4 horas e meia no sábado e 5 horas e meia no domingo. O estudante tem que estar descansado para que obtenha sucesso na prova. Se ele estiver mental ou fisicamente prejudicado, isso influirá negativamente em seu rendimento", afirmou o profissional.

O corpo também precisa ser priorizado, diz Tasinafo. "É importante que o aluno não esteja, de forma alguma, cansado para fazer a prova. Portanto, o mais importante é que o estudante tenha dormido cedo e bem", afirmou.

Alimentação e esportes

A alimentação não pode ficar de fora no quesito alerta. A atenção a ingestão de sólidos e líquidos é crucial.

"Não ingira alimentos com os quais você não está acostumado, pois você pode ter uma indigestão na hora da prova. Por exemplo, não invente de comer acarajé pela primeira vez logo no dia 2 de novembro. O estudante não pode consumir bebidas alcoólicas na véspera do ENEM porque ele não estará disposto no dia seguinte para a maratona de provas”, disse Célio.

"E se você gosta de fazer esporte ou ir à academia, pratique um pouco na véspera. Mas jamais perto da hora de dormir e não mais de 1 hora. Se não, você se cansará fisicamente para o Enem", continuou lembrando o diretor pedagógico, se referindo às práticas esportivas.

Entretenimento é permitido, sim!

E dedicar tempo ao entretenimento é permitido, sim. Aliás, é necessário em momentos que antecedem um exame como o ENEM. Mas é preciso dosar o nível de diversão, segundo o professor Célio.

"Não é bom ficar em casa entediado aumentando sua ansiedade em relação ao Enem. Ao invés disso, saia com seus amigos. Mas faça programas leves e chegue cedo em casa. Uma sugestão é ir ao cinema. Nada de baladas!", enfatizou.

O sossego precisa ser priorizado pelo estudante que irá prestar o exame. Nada de livros na véspera, conforme Tasinafo.

"Em geral, não é bom estudar na véspera do Enem. Muito menos faltando algumas horas para o exame, porque a probabilidade de você aprender algo útil em menos de um dia é mínima. Por outro lado, a probabilidade de você se desesperar com a quantidade de matéria que tem para estudar é imensa. Portanto, preze pelo seu sossego e sanidade mental antes e durante a prova. Se, mesmo assim, você não consegue ficar sem estudar, assista a um filme ou programa histórico, educativo. Ou talvez um documentário. Mas nada muito pesado, para não cansar nem estressar você antes do provão", assegurou.

Substitua o chocolate

Além de dicas como se alimentar antes da prova, levar água consigo, visitar um dia antes o local onde a prova será realizada e verificar se está levando todo o material de apoio, como canetas, lápis para rascunho e os documentos, há uma que esclarecerá uma questão que vigora há tempos sobre a ingestão de chocolate antes das provas. Apesar dos benefícios que o doce traz, ele não é o mais adequado, e o professor explica o porquê.

"O chocolate é bom porque oferece energia numa hora em que necessitamos, quando as letras já estão embaralhadas e nossa mente está cansada. Porém, ele é de difícil digestão. Por isso, substitua o chocolate por uma bala de caramelo, que terá os mesmos efeitos e é digerida mais facilmente", certificou Tasinofo.

Chegada no local – dia da prova

A chegada no local da prova exige certos cuidados. Um deles é selecionar com cautela o lugar onde irá sentar.

"Vá ao banheiro, fique em um local arejado, na sombra, sem muito barulho e fique perto de pessoas que não estejam desesperadas. Não escute aqueles que estão debatendo matérias, números, datas; pois isso pode te desesperar se você não souber do que eles estão falando. Normalmente, quem vem com esses quizzes, não sabe mais nada além do que está debatendo", afirmou o diretor.

E fazer tudo o que é preciso fazer para não perder tempo na hora da prova é a melhor opção para afunilar a concentração.

"Como tempo é curto, se você parar para ir ao banheiro, ou não souber controlar sua fome, você perderá um tempo precioso e isso pode atrapalhar seu rendimento", concluiu Célio.